Quais são os diferentes formatos de áudio digital que existem?

Quais são os diferentes formatos de áudio digital que existem?

março 3, 2022 0 Por Como Posso?

Mas poderíamos organizá-los em três categorias principais , que são formatos de áudio não compactados, formatos de compactação de áudio sem perdas e formatos de compactação de áudio com perdas.

Formatos de áudio não compactados

Quando falamos de formatos de áudio não compactados, estamos nos referindo a arquivos de áudio que não passaram por processos de compactação. O que significa que geralmente são da mais alta qualidade possível, embora seu peso seja geralmente considerável.

Wav

Este formato de áudio foi desenvolvido pela Microsoft e IBM , permite a gravação de áudio em 44100 Hz e 16 bits. Da mesma forma é o formato de áudio presente em muitas das distribuições de CD.

AIFF

O formato AIFF, de propriedade da Apple, foi desenvolvido em 1988 e seria o equivalente ao WAV, já que compartilha muitas semelhanças inclusive com seu tamanho, que é muito parecido. É também um formato sem perdas amplamente utilizado, essencialmente em computadores Apple.

Formatos de áudio compactado sem perdas

Os formatos de áudio compactado sem perdas são o tipo de arquivo mais recomendado para entusiastas, pois eles compactam arquivos de áudio dinamicamente sem comprometer a qualidade . Graças a isso, consegue-se um arquivo de áudio de menor peso, mas com qualidade sonora excepcional.

FLAC

É um dos mais recomendados se você está interessado em qualidade de som, é um formato de compressão sem perdas. Em que você obtém arquivos de menos peso, mas a qualidade não é comprometida . Sem dúvida, o FLAC é o mais recomendado para audiófilos e amantes do bom som.

A THE C

Poderíamos dizer que o formato ALAC equivale ao FLAC, pois são bastante semelhantes. Em todo caso, o ALAC é um formato pertencente à empresa Apple, portanto não é gratuito como sua contraparte.

Formatos de áudio compactado com perdas

Os chamados formatos de compressão ou áudio com perdas são todos aqueles em que um processo de codificação é realizado para reduzir significativamente o tamanho dos arquivos de áudio. Em qualquer caso, isso acarreta uma perda considerável de qualidade , alguns dos formatos mais populares deste tipo são:

MP3

Posiblemente sea el formato de audio más conocido, MP3 es un formato de audio de compresión con pérdida , que vio la luz en el año 1993. Su ventaja es su reducido peso, pero como aspecto negativo, es justo señalar que la calidad del audio no é a melhor.

Saiba +  Como consertar ou girar meu laptop ou tela do computador se estiver de cabeça para baixo

Na verdade, seu peso o torna perfeito para dispositivos móveis, por isso é muito comum. Para usá-lo, é melhor usar alguns dos melhores reprodutores de música com equalizador , para aproveitar ao máximo este formato de áudio.

AAC

O AAC nasceu procurando ser o substituto do MP3, também é um formato de compressão com perdas, mas em termos gerais a qualidade do áudio é geralmente superior ao MP3 . O formato se tornou popular, pois é freqüentemente usado para distribuições de áudio digital do iTunes.

Na verdade, o formato está disponível no iTunes, por isso, se você tem um celular iPhone, recomendamos os melhores aplicativos para reproduzir música e canções , que o ajudarão a reproduzir arquivos neste formato e os mencionados neste artigo.

M4A / MP4

M4A é um contêiner de arquivo, que também é usado para arquivos de áudio. O formato é um pouco melhor do que MP3, sendo bastante semelhante ao AAC .

Ogg

Assim como o M4A, o Ogg é um contêiner para arquivos de mídia digital, que também serve para conter áudio. Quanto ao áudio, o codec Vorbis é comumente usado , um codec de compressão com perdas, que alguns apontam ser melhor do que MP3.

Além de tudo o que foi citado anteriormente e para os amantes dos diversos formatos de áudio, se tiver problemas com publicidade ao reproduzir música, recomendamos alguns dos melhores reprodutores de Android sem publicidade , para ter uma audição muito mais agradável.