Quais são os tipos de formatos de imagem digital existentes?

Quais são os tipos de formatos de imagem digital existentes?

dezembro 6, 2021 0 Por Como Posso?

É um dos formatos de imagem mais populares há muitos anos, é um formato de compressão com perdas que nasceu da necessidade de encontrar um formato que reduzisse o tamanho dos arquivos de imagem.

JPG funciona de forma muito eficiente, reduzindo bastante o tamanho em relação a formatos como BMP. Isso é muito bom para imagens casuais, de qualquer forma, não é a melhor opção para o profissional, já que a perda de qualidade é perceptível pelo menos nessas condições.

PNG

O formato PNG recebe o nome de Portable Network Graphics e é descrito como um formato de imagem gráfica de bitmap. O formato nasceu em 1995 e oferece certas vantagens em relação a outros formatos.

Uma das principais características deste formato é que permite uma verdadeira transparência, o que significa que uma imagem neste formato pode posteriormente ser utilizada como autocolante ou para utilização em páginas web.

Observe que você também pode converter imagens PNG para JPG sem perder qualidade se usar as ferramentas certas.

BMP

O formato BMP é muito antigo, sendo desenvolvido pela primeira vez em 1986 pela Microsoft, foi por muito tempo o padrão em imagens e gráficos digitais. Em qualquer caso, nos últimos anos seu uso diminuiu muito.

Um dos problemas do formato BMP é que as imagens tendem a ter um peso considerável , já que não é um formato de compressão. A sua qualidade é muito boa, de qualquer forma, se quiser fazer alterações na imagem, é melhor optar por outro tipo de formato.

Embora o problema do peso seja grave, também pode ser considerado a redução do tamanho de uma imagem com BMP , uma vez que existem vários métodos para esse fim.

GIF

O formato GIF recebe o nome de Graphics Interchange Format, que seria traduzido como o formato de intercâmbio de gráficos . Esse formato foi lançado em 1987, mas ainda é muito atual, é um formato sem perdas, mas do lado negativo só aguenta 256 cores.

Saiba +  Como desligar seu PC automaticamente - Faça seu PC desligar sozinho

Uma das principais características deste formato, e por isso é amplamente conhecido, é que podem ser criadas imagens animadas . Essa função foi talvez a que fez com que o formato não morresse completamente e ainda hoje é usado em plataformas como WhatsApp ou Facebook.

Svg

O SVG é um formato vetorial, que aos poucos se tornou muito popular, principalmente entre os desenvolvedores web. É um formato escalonável com recursos de compactação. Na verdade, as imagens neste formato têm um peso muito inferior ao de outros formatos.

Na verdade, este formato pode ser usado em páginas pessoais, por isso é justo conhecer as vantagens e desvantagens do SVG em um site , para determinar se ele é adequado para esse tipo de uso.

Formato RAW

O que conhecemos como RAW não é exatamente um formato , mas sim se refere a todos aqueles gráficos que não passaram por um processo de compressão. Em outras palavras, os formatos RAW lidam com muito poucas imagens processadas, o que significa que podem ser processados ​​de forma muito eficiente.

É o tipo de arquivo mais utilizado por fotógrafos e diversos criadores de conteúdo gráfico . Com ele o material é obtido praticamente em estado bruto. Isso é conveniente para editar arquivos de imagem.

Depois de todas as informações mostradas anteriormente, você pode se interessar em saber as diferenças entre PNG, JPG, GIF e BMP , para chegar à conclusão de qual é o melhor para cada circunstância.