Para que serve o protocolo do modelo OSI, como funciona, características e suas camadas?
dezembro 9, 2021Às 7 camadas responsáveis pelo funcionamento do protocolo OSI são atribuídas diferentes funções específicas, para que possa realizar o seu trabalho de forma adequada. Portanto, quando você envia informações por meio de um computador para outros, as camadas do modelo OSI funcionam para que essas informações sejam recebidas na íntegra.
As camadas do protocolo do modelo OSI e suas características
As camadas do protocolo do modelo OSI são responsáveis por trabalhar e gerenciar a parte física da conexão na rede, como roteamento, comunicação, entre outros.
Fisica
A primeira camada que encontramos é a camada física . É responsável por trabalhar apenas com os elementos que são físicos na parte de conexão. Funciona com foco na parte eletrônica para que as informações em forma de bits sejam direcionadas de um lugar para outro.
O link de dados do protocolo do modelo OSI
Na camada 2 encontramos o enlace de dados, que é responsável por endereçar os dados físicos, detectar erros na transmissão e no acesso ao meio. Aqui os bits são construídos com todas as informações, junto com os demais elementos, para que o trabalho de transmissão das informações seja executado corretamente.
O elemento que trabalha com essa camada é o roteador ou também conhecido como switch, ele funciona para enviar e receber informações. Daí a importância de escolher um bom roteador, por exemplo, escolher o melhor roteador de banda dupla para maior alcance da Internet.
A rede
Na camada número 3 encontramos a rede que pode identificar o roteamento entre duas, três ou mais redes que estão conectadas. Nesta camada trabalhamos para que os dados possam ir do transmissor até quem os recebe, realizando o roteamento e a comutação necessária para que a mensagem chegue. Esta camada se encarrega de conhecer o tipo de topologia da rede na qual trabalha para poder realizar o trabalho de envio da informação.
O transporte
Na quarta camada encontramos a camada de transporte . Como o próprio nome indica, é responsável por transportar os dados da transmissão desde o início até o destino.
Nesta camada, é dada qualidade suficiente para que as informações enviadas pelo usuário cheguem ao seu destino de forma correta.
A sessão
Na quinta camada está a camada de sessão. Ele é responsável por manter o contato aberto entre dois dispositivos enquanto as informações estão sendo transmitidas. Desta forma, você pode enviar informações de um lugar para outro e a camada de sessão permanecerá aberta até que as informações sejam transmitidas em sua totalidade.
A apresentação
A sexta camada é a camada de apresentação. Essa camada pode ser descrita como o tradutor, já que tem a capacidade de traduzir as informações dos bits em nosso idioma. Lembre-se que quando você está enviando uma informação, ela é convertida em códigos para serem enviados na forma de bits , ao chegar ao seu destino a apresentação é responsável por traduzir os códigos para uma linguagem compreensível.
A aplicação
Na última camada está a camada de aplicação. Ele permite que as pessoas realizem ações. Por exemplo, a opção de enviar uma página da web do Mac , apenas para citar uma.