O que são exploits e para que servem e como se proteger de seus ataques?

O que são exploits e para que servem e como se proteger de seus ataques?

fevereiro 28, 2022 0 Por Como Posso?

Ao detectar uma falha de segurança, ele pode acessar o sistema e, dependendo das intenções do invasor, ele pode tirar proveito da vulnerabilidade ou não. Às vezes, é difícil identificar uma exploração e a maneira mais fácil de evitar esse tipo de ameaça é manter o sistema constantemente atualizado .

Muitos exploits foram identificados e eles são muito famosos. Quando são conhecidos, é mais fácil tomar as medidas adequadas para evitá-los. Existem também vulnerabilidades conhecidas como 0 dias que não foram relatadas e aproveitam o ataque de forma massiva.

Para que servem os exploits?

Muitas explorações são praticamente indetectáveis ​​e é por isso que hoje é a ameaça de escolha dos criminosos cibernéticos roubar informações de entidades governamentais e grandes empresas. Pode até violar infraestruturas inteiras que funcionam por meio de um computador e sua operação é crítica.

Mas os exploits não são usados ​​apenas por hackers. As empresas de segurança da informação os utilizam para encontrar falhas na segurança dos sistemas de seus clientes. Isso é feito para detectar uma possível falha antes que alguém a encontre primeiro e tire vantagem da situação.

Outro uso muito popular é a verificação de senha de Wi-Fi. É uma verificação que permite ver se outra pessoa pode se conectar à sua rede doméstica sem precisar saber a senha. Pode ser muito útil evitar que um invasor entre na rede e roube informações privadas.

Exploits também são usados ​​no mundo dos videogames, eles são chamados de cheats, patches ou rachaduras. Um especialista pode encontrar um bug no sistema e começar a jogar sem licença ou desbloquear cheats especiais por meio de algum comando.

Como se proteger dos ataques de um exploit?

Às vezes, detectar um ataque de exploração pode se tornar uma missão impossível, ainda mais agora que é uma das ferramentas favoritas dos hackers. O que você pode fazer é proteger suas informações contra ataques futuros tomando algumas medidas.

  • Bloqueie anúncios na Internet. Os navegadores oferecem extensões que permitem bloquear janelas pop-up que são executadas sem aviso prévio. Anúncios podem levar os usuários a sites maliciosos contendo exploits.
  • Mantenha o sistema operacional atualizado. Os sistemas operacionais estão constantemente oferecendo atualizações de segurança para evitar travamentos do sistema. Os programas instalados também devem estar atualizados para reduzir as chances de ataques.
  • Ele usa sistemas operacionais com suporte de segurança. Não use versões de sistemas operacionais que não tenham mais suporte de atualização do fabricante. Caso surja uma nova ameaça, você corre o risco de ser atacado. Se o seu sistema operacional não for compatível, mude imediatamente para um mais atual.
  • Use um único navegador. É uma forma de controlar o risco de ataque, tendo apenas um aplicativo para acessar a Internet.
  • Use o Malwarebytes Anti-Exploit. Eles são aplicativos que possuem assinaturas de detecção de exploits conhecidas. Se você tem orçamento para adquirir uma ferramenta desse tipo, pode ser um bom investimento para proteger seus dados. Com um kit de exploração, você pode escanear a navegação dos usuários na web em tempo real e detectar qualquer vulnerabilidade em aplicativos e protocolos.
Saiba +  Como transcrever o áudio da fala para o texto |