O que é um Arduino e para que serve?

O que é um Arduino e para que serve?

novembro 8, 2021 0 Por Como Posso?

Arduino é uma plataforma eletrônica de código aberto ou “gratuita”. Este código permite criar novos tipos de microcomputadores para o desenvolvedor dar-lhes um uso específico. Como placa de acesso público , permite ao programador a facilidade e flexibilidade de criação que merece a sua utilização para a realização de um projeto.

É conhecido mundialmente por sua característica de software e hardware gratuitos, que oferece a qualquer organização ou usuário uma base para criar um novo tipo de placa ou código para uma nova aplicação, podendo ser utilizado para outros fins.

Através deste método, conseguiu ser compatível com diferentes tipos de sistemas operacionais como Linux, Windows e MacOS .

 

Estilos de usos e serviços fornecidos pelo Arduino

Por ser uma placa bastante dinâmica que oferece um número variado de funções possíveis, seu uso pretendido pode ser classificado em dois estilos.

O primeiro ou principal, continue a utilizá-lo como um microcontrolador , cuja base permitirá gerar um novo diretamente relacionado à função que deseja programar.

Um exemplo claro são aqueles programas que operam de forma independente em computadores, encarregados de alimentar e controlar outros dispositivos, para interagir com o mundo físico. Você também pode fazer isso criando uma interface entre dois computadores.

Ambos são possíveis graças aos circuitos que compõem o microcontrolador, para que possa gravar a linguagem de programação que gera as instruções.

Metodologia operacional Arduino

Mesmo que você saiba o que é o Arduino e para que ele serve, ainda pode ser um quebra-cabeça para você como esta pequena placa pode atingir tais finalidades.

Sua funcionalidade se deve às suas interfaces de entrada e saída . São meios por onde são transmitidas as informações processadas pela placa.

É importante notar que o Arduino também é definido como um projeto, uma vez que compartilha seu design básico para criar uma variedade de tipos.

Desta forma, no mercado você pode encontrar diferentes estilos de placas Arduino que foram criadas especificamente para cada tipo de necessidade.

Saiba +  Como digitar mais rápido no teclado do celular sem ver usando o Fleksy

 

Os 3 melhores tipos de Arduino!

Esta marca é composta por uma série de protótipos distintos, deves saber que cada uma das placas possui uma característica que a diferencia das demais. Entre eles você pode encontrar:

Arduino UNO

Devido ao seu grau de conforto, é o modelo mais procurado, acompanhado de um kit inicial para os iniciantes .

Possui 16 tipos de entradas e saídas digitais, bem como 32Kb de memória para armazenar a maioria dos códigos de programa.

Arduino Nano

É considerada a menor versão do UNO. Excelente para projetos com espaço limitado, acompanhados das mesmas características do tipo de placa anterior.

Arduino Mega

É conhecido como o “irmão mais velho” do UNO, por ser totalmente compatível com ele e ter a mesma localização dos pinos para conectar blindagens ou expansões.

É um estilo de placa para grandes projetos que requerem mais espaço e portas.

Se você é um amante de tecnologia e computadores, pode procurar as melhores opções de placa-mãe para o seu computador. 

Se você conhece computadores e é Maker, o Arduino é uma ótima opção porque você pode criar seu micro com as características que quiser, se você não é Maker mas quer aprender, recomendamos que conheça um pouco melhor sobre as diferenças entre os tipos de Hardware e Software e também o ajudará a saber diagnosticar seus problemas .