O que é e quais são os tipos de formatos de vídeo existentes?

O que é e quais são os tipos de formatos de vídeo existentes?

janeiro 20, 2022 0 Por Como Posso?

Quando falamos em formatos de vídeo, nos referimos a todos os arquivos usados ​​para a representação de imagens digitais em movimento, ou seja, vídeos. Ao mesmo tempo, é claro que existem alguns formatos de compressão e dependendo de quais são, pode haver grandes diferenças.

O que é e quais são os tipos de formatos de vídeo existentes?

São muitos os formatos de vídeo, em todo caso, alguns nomes nos tornarão mais conhecidos do que outros, pois se posicionaram muito bem em diferentes plataformas. A seguir estão alguns dos formatos de vídeo mais relevantes do passado e de hoje:

3GP

Quando nos referimos ao 3GP, estamos falando de um contêiner de vídeo originalmente destinado a dispositivos móveis . Um formato muito relevante quando o celular passou a ter capacidade de reproduzir e gravar vídeos, sendo este um dos formatos mais populares da época.

AVI

AVI é um dos formatos de vídeo mais populares, já que há muitos anos é uma opção, especificamente foi lançado em 1992, sendo produzido pela empresa Microsoft. Foi talvez o formato de transmissão de vídeo mais relevante, especialmente durante a era do DVD .

Até hoje é muito pouco utilizado, pois existem formatos muito mais eficientes em termos de tamanho e qualidade de vídeo. Mesmo assim, para o momento era um formato bastante relevante.

FLV

FLV é um formato de vídeo usado ou usado constantemente para plataformas online. Na verdade, era o tipo de vídeo mais comum para transmissão pela Internet , sendo utilizado por plataformas como Google ou YouTube.

É um software proprietário da empresa Adobe que esteve muito presente na maioria dos sites. Em qualquer caso, com o passar do tempo e com o surgimento do HTML5, ele caiu em desuso e foi substituído por outras disciplinas eletivas.

MP4

MP4 é um formato de compressão de vídeo desenvolvido pela organização de um grupo de especialistas em imagens em movimento. Embora a primeira versão do MP4 tenha sido lançada em 1998, ela teve muitas melhorias ao longo desse período.

Hoje representa o padrão dos formatos , visto que continua a ser utilizado de forma muito constante, sendo o principal formato em distribuições como o Blu-ray.

Saiba +  Como pagar ou cobrar por serviços com meu celular sem usar meu dinheiro?

O formato está em qualquer lugar e você pode reproduzi-lo em qualquer dispositivo e sistema operacional. Para reproduzir este e outros formatos, recomendamos que conheça alguns dos melhores reprodutores de vídeo gratuitos para MacOS , visto que o MP4 e outros formatos desta lista caracterizam-se por apresentar opções de personalização, para as quais são necessários bons reprodutores.

MKV

MKV é um formato de contêiner de vídeo, capaz de funcionar com vários codecs, como H.264 ou HEVC (.265) . Este formato é open source, portanto pode ser usado sem problemas.

Este formato popular tornou-se muito relevante no mundo da distribuição online. O MKV permite o entrelaçamento de diferentes codecs de vídeo e áudio , sendo uma excelente opção.

Se ainda tiver dúvidas, visite o guia a seguir para saber melhor o que é e como reproduzir vídeo em .MKV , pois é certamente um formato de distribuição muito popular hoje em dia.

HEVC

HEVC, também conhecido como x265 ou H.265, não é exatamente um formato de vídeo; em vez disso, refere-se a um codec de compressão de vídeo moderno. Representa um grande avanço na compressão de vídeo, já que vídeos de muito boa qualidade e baixo peso podem ser obtidos .

É uma das opções mais recomendadas hoje se o que se pretende é qualidade, em todo o caso costuma ser muito mais exigente em termos de necessidades de processamento.

Este tipo de formato é atualmente muito popular para a reprodução de conteúdo em alta resolução 4K, por isso é aconselhável considerar os melhores reprodutores 4k de alta qualidade para Windows que o ajudarão a ter uma melhor experiência com este formato.