Como saber se um site online é seguro para comprar – Dicas passo a passo

Como saber se um site online é seguro para comprar – Dicas passo a passo

abril 7, 2022 0 Por Como Posso?

Nessas lojas online podemos ver imagens dos produtos oferecidos, ler suas especificações e, se desejarmos, comprar com Bitcoin, Paypal com segurança e rapidez, ou ainda obtê-los por cartão de crédito, transferência bancária, entre outros.

Porém, embora até agora tudo pareça muito impressionante, a verdade é que, à medida que esse tipo de comércio cresce, as lojas online que buscam enganar os clientes também aumentam.

É conveniente então, especialmente agora, que estejamos muito atentos aos sinais que podem indicar que uma página de compra online não é segura e, portanto, não perde o nosso dinheiro.

A seguir, apontaremos algumas dicas que você pode levar em consideração antes de fazer uma compra em qualquer loja online para que seja bem-sucedida e segura.

Use uma rede WIFI segura


As redes WIFI disponíveis gratuitamente em locais públicos não são seguras, não sabemos quem as gere e, por trás disso, os cibercriminosos que procuram roubar informações privadas podem se esconder.

Por isso, é recomendável que você faça suas compras online apenas quando estiver conectado a uma rede WIFI privada , pois será necessário inserir as informações de pagamento e o seu endereço.

Porém, se precisar fazer uma compra e no momento não tiver uma rede WiFi privada, existem maneiras de se proteger para navegar com segurança ao usar uma rede WiFi pública.

Verifique a página da web


Existem características dentro de uma página web que você pode observar para saber se esta é, ou não, uma página confiável para fazer suas compras, fique atento antes de comprar.

Para começar, verifique se o URL da página começa com ” https ” e não com “http”, a letra “s” significa que você está em uma página da web segura para navegar .

Além disso, veja se aparece um cadeado na barra de endereço do navegador, ao lado de “https”, isso garante que você está em uma página da web segura.

Encontre informações sobre a loja online onde deseja comprar, veja qual a reputação dela e o que pensam quem a comprou recentemente, para evitar golpes e proteger sua identidade digital na internet de forma segura.

Saiba +  Como extrair imagens de documentos do Office e eBooks completamente grátis

Se você recebeu um anúncio em seu e-mail ou em suas redes e ele parece tentador, desconfie; Esses links podem levar você a uma página de esquema que tenta roubar dados bancários.

Se quiser entrar na página do anúncio, é recomendável que, na barra de endereços do seu navegador, escreva o endereço da web diretamente, assim você estará mais protegido.

Se a página for nova ou você não tiver referências nela, verifique se há um número de contato ou e-mail para onde você possa ligar ou escrever uma mensagem.

Saber quem está por trás desse site é muito importante, por isso, se você não obtiver uma resposta satisfatória ao entrar em contato com eles, é melhor encontrar outra loja online mais segura.

Certifique-se de que a loja online onde deseja efetuar a compra permite consultar suas políticas de privacidade e ler atentamente a cláusula de devolução para evitar atos fraudulentos.

Tem cuidado

Se você receber uma oferta irreal, compare os preços com os de outras lojas bem conhecidas e confiáveis; se a diferença de preço for abismal, pode ser um engano.

Por outro lado, se a loja online afirma que as vendas dos seus produtos se devem a promoções especiais como a “Black Friday”, verifique se , de facto, existem épocas de desconto.

Além disso, nunca negligencie suas informações pessoais ou dados bancários , nem forneça mais informações do que o estritamente necessário, pois pode ser perigoso não suspeitar desses aspectos.

Da mesma forma, ao criar uma senha para suas contas de internet e para seus cartões, certifique-se de usar pelo menos 6 caracteres, usando letras maiúsculas, letras e números.

Por último, verifique com frequência os movimentos dos seus cartões e contas bancárias , desta forma poderá detectar se existe alguma fraude e comunicar imediatamente ao banco.