O que é, para que serve e como funcionam os protocolos IP da Internet?

O que é, para que serve e como funcionam os protocolos IP da Internet?

janeiro 20, 2022 0 Por Como Posso?

Quer saber o que são protocolos de Internet IP? O termo IP se refere ao protocolo da Internet e se refere a um protocolo projetado precisamente para a transmissão de dados por meio digital . Ou seja, esse protocolo foi projetado justamente para a transmissão de dados entre computadores, função que funciona por meio do chamado roteamento.

No que se refere à transmissão de informações, ela é enviada por meio de “pacotes” que se referem justamente a clusters específicos de informações.

Certamente o IP é muito importante para as comunicações hoje. Desde o primeiro padrão global, feito em 1981, o termo era relevante e hoje seu uso prevalece em todo dispositivo que se conecta à Internet.

O endereço IP

Quando usamos o termo endereço IP, nos referimos especificamente ao nome ou número de identificação que é dado a uma plataforma que se conecta à Internet (computador, telefone celular, laptop, etc.). Poderíamos apontá-lo como o identificador dado a um dispositivo para ser reconhecido na rede.

O endereço IP refere-se apenas ao protocolo IP, não deve ser confundido com o endereço físico do dispositivo. Esse endereço físico costuma ser chamado de endereço Mac. Em qualquer caso, é justo salientar que todo dispositivo que se conecta a uma rede terá um endereço IP.

Tipos de IP

Ao longo dos anos houve vários tipos de endereços IP, em qualquer caso, podemos apontar dois como os principais, referimo-nos a IPv4 e IPv6 . Para saber mais sobre esses protocolos de rede, leia as informações a seguir.

O que são protocolos IPv4 da Internet

O termo IPv4 se refere à versão número 4 do protocolo da Internet conhecido como IP, esse protocolo usa endereços de 32 bits e tem sido o padrão no mundo da Internet desde o seu surgimento. Em qualquer caso, nos últimos anos está sendo decidido substituí-lo por uma versão mais moderna.

Saiba +  O que são, para que servem e quais são os principais serviços de rede?

Este protocolo foi muito eficiente nos primeiros anos da Internet, na verdade, ainda é usado hoje. O endereço de 32 bits permite cerca de 4.300.000.000 de endereços possíveis; em qualquer caso, esse número tem caído muito nos últimos anos.

É justo ressaltar que praticamente todo computador possui um endereço IPv4, certamente é um identificador presente em uma grande variedade de dispositivos.

Por outro lado, se você quiser saber mais sobre como funciona o protocolo IPv4 , podemos fornecer as informações adequadas através do link do guia anterior.

O que são protocolos de Internet IPv6

Como mencionamos anteriormente, embora o endereço IPv4 tenha funcionado perfeitamente por muitos anos. O grande aumento de usuários e páginas na Internet fez com que o protocolo anterior criasse limitações. Portanto, a implementação de um novo foi necessária.

Vendo essa necessidade, cria-se o IPv6 , um protocolo de 128 bits que elimina quase completamente a limitação do IPv4. Este protocolo de Internet IP permite a soma extraordinária de cerca de 340 sextilhões de endereços .

A implantação desse sistema foi avançando aos poucos. Espera-se que em um futuro próximo se torne o padrão em comunicações pela Internet.

A verdade é que este protocolo é bastante complexo, por isso, se ainda tiver dúvidas sobre o funcionamento do protocolo IPv6 , pode consultar o guia anterior que preparámos para ele.