Como montar um PC para jogos barato por peças e configurá-lo para ser rápido?
abril 5, 2022Por outro lado, se o seu interesse são os gráficos e os jogos mais exigentes, a verdade é que inevitavelmente terá que gastar mais dinheiro.
Atualmente você pode montar uma equipe para jogos competitivos e para jogos não focados em gráficos ultra realistas por preços razoáveis, onde com € 300 ou € 400 você pode construir algo decente para se divertir.
Consideramos que estar num ponto médio seria o melhor, por isso decidimos escolher as nossas peças pensando justamente em encontrar um equilíbrio entre preço e benefícios.
A escolha dos componentes
Sem dúvida, é muito mais benéfico comprar as peças de um computador e montá-lo posteriormente do que comprar um computador já montado. A verdade é que a maioria das lojas que montam equipamentos aumenta consideravelmente o preço, então o primeiro ponto é justamente comprar as peças separadamente.
AMD ou INTEL
Atualmente, para o mundo dos jogos, a AMD é a melhor opção para o jogador casual que quer economizar algum dinheiro. É por esta razão que consideraremos processadores AMD para este processo, claramente sua escolha dependerá exatamente do dinheiro que pretendemos gastar na construção.
De qualquer forma, se você ainda tiver dúvidas, é importante que você conheça as diferenças entre os processadores Intel e AMD para determinar qual é o melhor para você.
Placa-mãe
A escolha da placa-mãe pode ser um tanto complicada, o melhor é se educar um pouco em relação a isso. Em qualquer caso, hoje a maioria das placas-mãe são bastante eficientes, em qualquer caso recomendamos marcas como ASROCK ou ASUS .
Dependendo do preço que você pretende pagar, você pode ter placas-mãe com capacidade para 2 ou 4 soquetes de RAM, mas lembre-se que a segunda opção pode ser mais cara. Da mesma forma, outras opções extras nas placas-mãe podem aumentar seu preço.
Embora existam muitos modelos, recomendamos modelos semelhantes à Placa ASROCK B450m Pro4 , uma placa-mãe que tem um preço bastante competitivo e excelentes recursos . Ainda assim, comprar os novos modelos B550 seria o ideal (apenas se você estiver disposto a gastar um pouco mais).
De qualquer forma, como a escolha é pessoal, é muito importante que você saiba o que é e para que serve a placa-mãe, pois isso permitirá que você escolha a que melhor se adapta às suas necessidades.
Processador
O processador é muito importante para videogames, no momento não recomendamos adquirir um computador com menos de 4 núcleos, na verdade recomendamos o investimento para um processador de 6 núcleos.
Sabemos que a escolha básica de hoje é o Ryzen 3600, mas pode ser um pouco caro para alguns, por outro lado temos o Ryzen 1600 , um processador AM4 de primeira geração, mas que possui excelente desempenho e 6 núcleos. Mesmo assim, opções como o Ryzen 1200 podem ser suficientes para jogadores casuais.
Na verdade, esses dois processadores e a nossa terceira menção são muito bons, mas como já apontamos antes, é melhor estar sempre atento para o que são e para que servem os CPUs , porque conhecendo esses detalhes, você pode escolher com mais facilidade.
Placa gráfica
A placa de vídeo é muito importante para obter um desempenho positivo em nossos videogames, mas podem ser bastante caros. Mesmo assim, existem algumas opções interessantes, entre as quais não podemos ignorar a GTX 1650 Super , uma excelente placa de vídeo com baixo consumo e excelente desempenho.
Observe que algumas versões requerem uma conexão de 6 pinos na fonte de alimentação.
Memória RAM
Em relação à RAM, 8 Gb é considerado muito justo, por isso recomendamos que você vá para 16 Gb para um desempenho ideal. Da mesma forma, tente obter memórias que sejam compatíveis com sua placa-mãe e com altas frequências, tanto quanto possível.
Os anteriores são os componentes básicos, e para o resto da montagem poderá tirar certas licenças , asseguramos-lhe que ao montar uma equipa com as características acima mencionadas, obterá uma excelente opção poupando algum dinheiro.
Depois de fazer as escolhas pertinentes, será necessário iniciar a montagem. Para isso, você pode se orientar com nosso guia de montagem de um computador por peças e sua configuração . Não se preocupe, não é um processo complicado, embora exija um pouco de paciência