Como criar uma inicialização múltipla ou USB multiboot com vários sistemas Windows e Linux?
janeiro 16, 2022Usando a ferramenta certa para que não seja uma tarefa muito complexa, mas você pode criar seu USB multiboot de forma rápida e fácil.
De forma a ter à mão os sistemas operativos necessários caso pretenda formatar um computador.
Ferramentas para usar
É bem sabido que para criar uma inicialização múltipla ou USB múltipla você pode usar várias ferramentas ou softwares que você pode obter através da Internet.
Na lista dos programas mais utilizados pelos usuários está o SARDU, é justamente com o qual vou ensinar o procedimento.
Mas além disso, você também pode usar YUMI –Multiboot Creator, Easy2Boot, MultibootUSB, WinSetupFromUSB , entre outros.
Basicamente, todos cumprem a mesma função e, portanto, você pode baixar qualquer um de seu site oficial. Recomendo o SARDU, pois é um dos mais completos.
Um pendrive multi-boot
A criação de uma inicialização múltipla ou USB de inicialização múltipla com o sistema operacional Linux ou Windows tem um processo semelhante. A seguir, mostrarei como realizar os dois processos:
Sistemas Windows com SARDU
Antes de criar uma inicialização múltipla ou USB múltipla com o sistema operacional Windows 10, 8.1, 8 ou mesmo Windows 7, você precisará do arquivo ISO do sistema operacional. Para fazer isso, a primeira coisa que você deve fazer é baixar o programa “Criação de mídia” do site oficial.
Inicie o programa e selecione “Criar mídia de instalação para outro computador”, clique em “Avançar” e escolha o sistema operacional Windows que você precisa.
Como última etapa, selecione ” Arquivo ISO “. Agora só temos que esperar que o arquivo seja baixado e armazenado no seu PC. Agora você deve baixar o programa SARDU de seu site oficial e selecionar o respectivo programa para o sistema operacional Windows.
Ao iniciar a aplicação SARDU poderá ver vários programas que poderá utilizar para instalar no Pendrive, neste caso irá selecionar aquele denominado “Instalador10”.
Você deve localizar e selecionar o arquivo ISO em seu computador, de acordo com o local onde foi baixado (geralmente na pasta de download).
Sistemas Linux com SARDU
No caso do sistema operacional Linux , não é necessário que você tenha baixado o arquivo Ubuntu, já que você pode fazer isso desde o mesmo aplicativo.
Você vai iniciar o programa SARDU, localize a opção “Ubuntu Dektop” e selecione o ícone de seta para fazer o download.
Nota: No caso do Linux, arquivos Kali Linux (não baixados pela SARDU), selecione o ícone de globo para ir ao site oficial do Linux para download manual.
Quando o download do Ubuntu terminar, você deve voltar para a lista SARDU, pressionar o botão vermelho para pesquisar e selecionar o download do Linux.
Instale no pendrive USB
Para finalizar, o processo de criação de uma inicialização múltipla ou USB de inicialização múltipla, assim que tiver os arquivos do sistema operacional, você fará o seguinte:
Localize um Pendrive que tenha capacidade suficiente para salvar os programas, o Pendrive deve ter um formato FAT32 para que o SARDU o reconheça. Insira o Pendrive em seu computador e caso ocorra um erro do tipo “O PC não reconhece meu pendrive USB” , resolver é simples. No lado direito do aplicativo SARDU, selecione a opção “ Pesquisar USB” e selecione a opção para o seu Pendrive.
Novamente no lado direito você vai selecionar ” Criar SARDU USB ” para iniciar o processo de instalação e basta aguardar o tempo estipulado pelo aplicativo.
Depois de concluída a instalação dos programas no Pendrive, você pode remover o Pendrive do computador e fazer o teste. Para fazer isso, você deve desligar o computador, inserir o Pendrive e quando o logotipo aparecer pressione o botão ” F11 ” para selecionar o modo de boot.
Em outros computadores pode ser outra chave, você deve verificar o botão de modo de boot na internet. Agora você vai selecionar o Pendrive e pressionar ” Enter “.
E pronto. Na próxima venda você poderá ver as diferentes opções disponíveis para sistemas operacionais. A opção de “ Menu Linux ”, “ Menu Windows ”, entre outras.