Como saber se meu processador ou PC é de 32 ou 64 bits

Como saber se meu processador ou PC é de 32 ou 64 bits

abril 17, 2022 0 Por Como Posso?

Na verdade, saber o que é e para que serve uma CPU, além dos tipos que existem, é muito importante hoje em dia. Somado a isso, conhecer a arquitetura é igualmente relevante, essencialmente ao executar aplicativos. Não se preocupe, o método para saber essas informações é bastante simples.

Se você quer saber que tipo de processador você possui, você está no lugar ideal, pois aqui nos preocupamos em ensinar da maneira mais fácil possível. Neste caso, você aprenderá a reconhecer se o seu sistema é de 32 (também chamado de x86) ou 64 bits.

Como saber se meu processador ou PC é de 32 ou 64 bits

A verdade é que  saber qual processador você possui, quantos núcleos ele possui e a arquitetura do seu computador é muito simples. Também pode ser muito conveniente para muitas tarefas e operações, sem mais demora, leia estas informações com atenção:

Descubra se o seu PC é de 32 ou 64 bits

  • Para descobrir qual é a natureza do seu computador, primeiro você deve iniciá-lo normalmente. Espere até que carregue corretamente e vá para Iniciar.
  • No início, localize a opção Equipe, caso não encontre, não se preocupe, você pode procurá-la digitando “ Equipe ” no mecanismo de busca. Aguarde a opção aparecer e clique com o botão direito nela.
  • Depois de clicar com o botão direito, localize a opção Propriedades e pressione lá.

Também é possível acessar esta opção indo ao Painel de Controle, Sistema e Segurança e Sistema (isso pode variar dependendo do sistema operacional).

  • Depois de clicar em Propriedades ou Sistema, uma nova tela aparecerá com várias opções e informações. Neste local aparecerão as informações relacionadas ao equipamento, localize Sistema, lá você verá o nome do seu processador, a quantidade de Ram do sistema e também o tipo de sistema.
  •  É nessa última opção que você verá se o seu sistema é de 32 ou 64 bits.

Esta é a forma de saber qual é o tipo de sistema do seu PC, como verá que é muito simples. Também é muito conveniente levar isso em consideração na instalação de alguns programas e aplicativos.

Qual é a utilidade de conhecer a arquitetura do meu sistema?

Saber se o seu computador é de 32 ou 64 bits é muito importante, na verdade é algo que você deve sempre ter em mente. De qualquer forma, você deve estar se perguntando por que isso é importante? Aqui vamos resolver essa questão.

Saiba +  As melhores combinações ou atalhos de teclado no Windows e MacOS e as funções de cada um

Limite de RAM

O sistema de 32 bits é considerado hoje um sistema fora de uso, por ser antigo e apresentar alguns bugs. Sem dúvida, uma das falhas mais importantes dos sistemas x86 é o limite de RAM que pode ser usado.

No caso do SO de 32 bits, o limite de Ram é de 4 GB, um valor que hoje é muito curto para muitas tarefas, como jogos. Isso se resolve com um sistema de 64 bits, pois praticamente não tem limite em termos de Ram.

Saber esta informação é importante se você deseja instalar uma nova memória Ram, pois se exceder 4GB não poderá ser utilizada pelo sistema.

Aplicativos exigentes de 64 bits

Além do ponto anterior, hoje existem muitos aplicativos que requerem o uso de um sistema de 64 bits, portanto, não funcionarão em sistemas de 32 bits. Na verdade, é melhor ter um sistema de 64 bits, pois é uma arquitetura mais moderna.

Portanto, não custa nada saber se um programa é de 32 ou 64 bits com o App Exeproperties, pois assim você terá total segurança se o software vai funcionar no seu computador.

Os 32 bits são bons para aparelhos menos potentes ou também para telefones celulares, onde normalmente isso não importa já que os consumos não são tão altos quanto no PC, mas se você tem um computador potente, é melhor escolher um SO de 64 bits.