Como ver ou saber a capacidade de armazenamento do meu PC ou disco rígido

Como ver ou saber a capacidade de armazenamento do meu PC ou disco rígido

novembro 5, 2021 0 Por Como Posso?

Muitas vezes, a capacidade total de armazenamento é compartilhada para vários usos. Mesmo assim, é muito fácil conhecer esses dados e poder saber a capacidade total do seu PC ou Disco Rígido. Desta forma, você pode liberar espaço no disco rígido do seu PC se souber exatamente quanto espaço de armazenamento ele possui.

Veja a capacidade de armazenamento do seu PC ou disco rígido

 

Para começar, você precisa saber se seu disco rígido é HDD ou SDD para conhecê-lo melhor. A primeira forma de saber a capacidade de armazenamento do seu PC ou disco rígido é entrando na janela”Computador” que você pode acessar a partir do menu Iniciar do Windows ou abrindo o Explorador de Arquivos e clicando em”Computador” no menu à esquerda do a janela.

No lado direito, são apresentadas as diferentes unidades do Disco Rígido do nosso PC. Bem como qualquer outro dispositivo de armazenamento conectado, como drives externos ou pendrive. A capacidade total do nosso disco rígido é obtida somando o tamanho total de todas as peças.

Outra forma de visualizar a capacidade de armazenamento do PC é através do painel”Configurações do Windows”. Vá para a barra de tarefas e digite”Configurações” na pesquisa ou clique no ícone de configurações no painel de notificação.

Na janela Configurações do Windows, clique no ícone”Sistema”. No lado esquerdo, selecione a opção”Armazenamento” do menu. Desta forma você poderá ver a capacidade do Disco Rígido ou das partições e a capacidade total de cada uma.

Mesmo nesta janela, ao clicar em uma das unidades de armazenamento, você poderá ver o espaço que os arquivos ocupam dentro do seu disco rígido e poderá acessar opções para liberar espaço e outras funções úteis para gerenciar a capacidade de armazenamento de seu PC.

Além disso, você pode tentar saber quanto espaço os programas ocupam em seu PC para ter uma ideia melhor de quanto espaço eles ocupam em seu disco rígido.

Saiba +  Como saber se um link ou link reduzido é seguro antes de abri-lo

Conhecer a capacidade de armazenamento do meu PC através do gerenciamento de disco

 

 

Há muitas maneiras de ter armazenamento em seu computador, por exemplo, criando um disco de trabalho. Mas se você tem um disco rígido tangível, uma ferramenta muito útil para saber dados sobre a capacidade de armazenamento do PC e para gerenciar as partições do disco rígido é o Gerenciamento de Disco.

Para abrir esta ferramenta vá até a barra de tarefas e digite”Gerenciamento do Computador”. Quando a janela”Gerenciamento do computador” abrir, selecione”Armazenamento” no menu do lado esquerdo da janela.

E então”Gerenciamento de disco”. No lado direito, você verá diferentes gráficos que mostram como o disco rígido é compartilhado e se há espaços não utilizados.

Além disso, você pode estender ou criar diferentes partições de acordo com as necessidades de armazenamento do seu PC. Mas tome cuidado, pois você pode se expor à perda de dados ou danos ao sistema operacional se não souber usar bem a ferramenta.

Existe outra maneira de saber os dados exatos da capacidade do seu disco rígido. Vá para pesquisar na barra de tarefas e digite “msinfo”. Abra o resultado”Informações do sistema”. No menu do lado esquerdo clique em”Resumo do sistema” e depois em” Componentes”.

Em seguida, clique em “Armazenamento” e selecione “Discos”. Você verá um relatório detalhado das unidades de armazenamento do seu PC. A etiqueta”Tamanho” mostra a capacidade total do seu disco rígido em Gigabytes e em Bytes.

Desta forma, poderá obter informações exactas sobre a capacidade de armazenamento do seu Disco Rígido e assim gerir melhor a forma como gere o espaço disponível no seu PC.