Como usar o desfoque gaussiano e usá-lo para aplicar o efeito de miniatura no Corel Photo Paint

Como usar o desfoque gaussiano e usá-lo para aplicar o efeito de miniatura no Corel Photo Paint

maio 1, 2023 0 Por Como Posso?
configurar desenho animado

Seguindo passo a passo, você será capaz de entender e aprender como usar esse efeito de desfoque em suas imagens.

Em que se baseia este programa?

Já mencionado acima, sabe-se que o Photo Paint (anunciado e distribuído pela empresa Corel), é um programa profissional de edição de imagens através de seu bitmap, diretamente relacionado à sua resolução.

Como é sabido, a modificação de fotografias é o seu principal objetivo, mas ao mesmo tempo a interface do software permite criar conteúdos a partir do zero.

Dessa forma, você pode oferecer aos usuários que o utilizam as seguintes funções:

  • Manipulação e tratamento de fontes.
  • Uso de filtros criativos na imagem.
  • Ferramenta de clonagem.
  • Interface com um ambiente de trabalho confortável.
  • Série de pincéis com texturas configuráveis ​​e de uso rápido.
  • Graduação de cores.
  • Retocar imagens alterando a cor, saturação, matiz e desfoque.
  • Uso de plug-ins de terceiros, como o Photoshop, para expandir o intervalo de edição.

 

Método para obter efeito de miniatura com desfoque Gaussiano

Com base no sino gaussiano, o grau de desfoque alcançado é uma visão turva usada para desviar o foco da imagem de suas curvas alargadas.

designer criando com lápis e tablet

Desta forma, a informação do pixel que foi dispersada é responsável por melhorar a qualidade dos bitmaps da fotografia que está sendo editada.

Este efeito pode ser aplicado a uma camada de imagem inteira ou a uma seção específica que foi selecionada nela.

Ele é aumentado ou diminuído gradualmente por meio de um controle deslizante no raio e, por sua vez, também permite que você insira o número de pixels de desfoque que deseja.

Por outro lado, o efeito miniatura é utilizado para que uma imagem, geralmente de paisagens ou cidades, dê a sensação de estar a olhar para uma modelo .

Isso é feito modificando a profundidade de campo do conteúdo da imagem e modificando o brilho, o contraste e a cor.

A razão pela qual o efeito de miniatura é usado com desfoque gaussiano é porque a dispersão do foco obtida com este método permite que você refine o resultado do layout da paisagem.

Saiba +  Como fazer e configurar o efeito de chanfro em objetos usando o Corel Photo Paint

Instruções para obter o efeito de miniatura

A primeira coisa que você deve fazer é selecionar o conjunto de objetos que deseja manter em foco, de preferência aqueles que estão na primeira linha.

lápis e tablet de design preto

Para fazer isso, você encontrará na pequena linha exibida no lado esquerdo da tela o botão ” Ferramenta Máscara de pincel ” . Lá você pode selecionar o melhor tipo de opção que se adapta à disposição dos objetos na imagem.

Uma vantagem de aplicar o efeito de miniatura com o desfoque gaussiano do Corel Photo Paint é que na barra superior ele concede as alterações do intervalo selecionado com um pincel.

Após selecionar a faixa de desfoque, no topo você encontrará a opção ” Inverter máscara ” que permitirá dispersar o foco externo para os objetos com um pincel.

Ao realizar essas etapas preliminares, você deve apenas acessar a aba ” Efeitos “, clicar em ” Desfocar ” e selecionar a opção ” Desfoque Gaussiano “.

No momento, uma pequena janela será exibida com um controle deslizante dentro da qual você pode ajustar o desfoque que irá aplicar à imagem.

Finalize pressionando o botão ” OK ” e você só precisa acessar a guia ” Configurações ” para modificar a imagem em ” Brilho / Contraste / Intensidade “.

Desta forma, poderá conceder um efeito de miniatura de uma forma muito simples e eficaz neste programa.

Se você está interessado em saber sobre todos os efeitos para corrigir imagens que o Corel Photo Paint possui, lembre-se de verificar a ferramenta de efeitos, não se limite a trabalhar apenas com os efeitos você também pode alterar a cor da imagem .