Como iluminar uma foto escura no Photoshop – retoque de fotos

Como iluminar uma foto escura no Photoshop – retoque de fotos

abril 4, 2022 0 Por Como Posso?

Photoshop é uma ferramenta muito útil criada pela Adobe para editar fotos e imagens. Se você está interessado em saber como iluminar uma foto escura no photoshop, deve saber que esta ferramenta muito útil apresenta as opções adequadas para esta tarefa e muito mais.

O Photoshop é certamente uma ferramenta indispensável para quem trabalha com conteúdo visual, sejam fotógrafos, ilustradores ou designers gráficos. Você também deve saber que não precisa ser um profissional para usar o aplicativo.

Com um pouco de criatividade e por meio de vários cursos, técnicas de aprendizado como consertar ou corrigir fotos borradas no Photoshop, você pode dominar a maioria dos aspectos do aplicativo.

Neste caso, falaremos em iluminar uma foto escura, aspecto essencial para qualquer fotógrafo e aquarista.

Como iluminar uma foto escura no Photoshop de maneira fácil

De modo geral, iluminar uma foto com essa útil ferramenta da Adobe é um processo bastante simples. Para corrigir essa imagem escura, tenha em mente o seguinte:

  • O primeiro passo é selecionar a imagem que você precisa esclarecer e abri-la. Ainda assim, tenha em mente que antes de começar, é importante saber o básico sobre como copiar e colar camadas, imagens e seleções no Photoshop.
  • Recomendamos duplicar a camada, para que você possa comparar a imagem original com aquela em que estará trabalhando. Por enquanto, desmarque o ícone de visualização (aquele com formato de olho) para não se confundir.
  • Vá para Configurações, nesta seção você encontrará muitas ferramentas muito úteis para o controle de imagens.
  • As opções que nos interessam para melhorar a luminosidade de nossa foto são Exposição, Brilho e Contraste, as mais relevantes para alterar o brilho de nossas fotos.
  • Para usuários menos experientes, recomendamos selecionar Brilho e Contraste, opções adequadas para fazer um ajuste rápido no caso de uma imagem muito escura.

Lembre-se de sempre selecionar a camada de trabalho antes de fazer qualquer alteração em uma imagem no aplicativo. Vamos continuar:

  • Arraste os controles de brilho e contraste para ficar satisfeito com o resultado. Isso depende exclusivamente da sua visão e do que você espera da foto.
  • Este é aproximadamente o procedimento para clarear uma imagem no Photoshop. Depois disso, é uma questão de exportar a camada de trabalho e usar sua imagem.

Em todo caso, existem outros pontos que podem interessar a você para esclarecer sua foto da maneira adequada. Convidamos você a observar esses detalhes, o que certamente o ajudará a aprimorar ainda mais suas fotos.

Saiba +  Como mudar o idioma Adobe Photoshop CC - Muito fácil

Outros aspectos que você deve levar em consideração para esclarecer uma foto no Photoshop

O processo de edição de fotos depende exclusivamente do usuário, um fotógrafo pode não tirar as mesmas medidas que um usuário médio. Mas se o que você quer é saber como iluminar uma foto escura no photoshop, é fundamental que você tenha alguns pontos em consideração.

Não exponha demais a imagem

Diz-se que uma imagem está superexposta quando os detalhes são perdidos devido ao excesso de brilho. Não importa se você é profissional ou amador, evite expor demais as imagens, pois assim elas perderão sua beleza. Para ter uma imagem bonita, o equilíbrio é essencial.

Se você tiver dúvidas sobre isso, recomendamos que você saiba para que servem as ferramentas de superexposição e esponja no Photoshop, algo que consideramos essencial se você é novo no aplicativo e que o ajudará a evitar a superexposição de imagens.

Reduz o ruído

É comum que clarear uma foto perca detalhes e ruídos apareçam. O ruído danifica a imagem, fazendo-a parecer desfocada, por isso é melhor evitá-la. Para isso você pode usar a ferramenta Reduce Noise, que você acessará no Filter.

Com ele você pode reduzir ao máximo o ruído causado pelo aumento do brilho de uma foto. Este ruído também costuma ser apresentado na forma de pixelização, neste caso para resolvê-lo você pode optar por despixelar e recuperar a imagem pixelizada no Photoshop.

Atualize o aplicativo

Não é uma pergunta essencial, mas é aconselhável ter a versão mais atualizada do Photoshop, que você poderá adquirir em seu site oficial. A Adobe está constantemente atualizando seus programas, oferecendo grande desempenho e melhorias de desempenho.

Os pontos acima são essenciais para melhorar a qualidade de uma fotografia. Sem dúvida, com esta aplicação poderá conseguir mudanças significativas nas imagens.