Como fazer animação em Flash usando clipes de filme – passo a passo

Como fazer animação em Flash usando clipes de filme – passo a passo

dezembro 19, 2021 0 Por Como Posso?

No Adobe Flash Professional podemos produzir animações a 24 quadros por segundo (FPS), isso significa que em um segundo de animações temos 24 quadros onde todos eles têm pequenas modificações, você pode modificar o FPS dentro de uma animação de 12 ou 24, que é recomendado para uma animação mais suave usar 24 FPS.

Como fazer uma animação em Flash usando clipes de filme?

  1. Para começar devemos fazer o download do Adobe Flash Professional (Adobe Animate) , iniciar o programa clicando na seção Arquivo e depois em Novo documento e ao selecionar o tipo de documento clicaremos em “Actionscript 3.0” e depois em OK.
  2. Desta forma teremos um novo documento onde criaremos nossa animação, encontraremos a seção Biblioteca à direita de nossa tela , onde devemos colocar as imagens no formato desejado e música se necessário.
  3. Colocando-os na seção Biblioteca, podemos acessá-los de forma mais confortável.
  4. Para iniciar a animação arrastaremos as imagens para o novo documento e veremos que está unificado em uma única imagem ou camada, exibiremos o menu Modificar e lá selecionaremos Timeline e por último a opção “Distribuir em camadas” .
  5. Veremos que cada imagem é vista como uma nova camada na linha do tempo que temos na parte inferior da tela.
  6. Desta forma, podemos modificar, mover ou excluir qualquer camada dentro da linha do tempo, para o nosso primeiro quadro, precisamos que as imagens sejam movidas para estar em seu lugar inicial.
  7. Ao fazer as modificações, selecionaremos as imagens clicando dentro do novo documento e clicaremos com o botão direito em uma camada da linha do tempo que exibirá um menu onde devemos clicar na opção Recortar quadros.
  8. Feito isso, clicaremos no menu Inserir e depois na opção Novo símbolo e aí será exibida uma janela onde devemos selecionar um nome para o novo símbolo e na opção Tipo devemos colocar a opção Clipe de Filme para fazer um  animação .
  9. Desta forma, será criado o primeiro frame da nossa animação, dentro deste novo símbolo devemos clicar com o botão direito onde o menu será exibido e aí clicaremos na opção Colar frames.
  10. Na linha do tempo devemos traçar uma linha de cima para baixo e com o botão direito procuraremos a opção “Inserir quadro” , selecionaremos as camadas que não devemos modificar em nossa animação.
  11. Vamos desenhar linhas do tempo nas camadas restantes e faremos isso deixando espaços de 5 segundos cada (F6). Exemplo: primeiro desenharemos uma linha em 5 segundos e depois outra linha em 10 segundos, outra em 15 e outra em 20.
  12. Entre cada espaço de 5 segundos, devemos redesenhar as linhas (F6) .
  13. Para fazer modificações em nossa animação devemos selecionar pontos dentro da linha do tempo, que foram aquelas linhas que desenhamos anteriormente, onde faremos movimentos em cada uma usando a ferramenta “Transformação livre” (Q) .
  14. Seguindo os passos 7 a 13 faremos modificações na animação que pacientemente nos ajudarão a fazer a animação corretamente, uma vez que a animação for finalizada, só temos que salvá-la no formato padrão e estaremos com nossa animação pronta.
Saiba +  Como usar a função MsgBox para personalizar as mensagens para o usuário

Ter em conta:

Dentro da animação, podemos adicionar música e fundos interativos para nossa animação. Se você não baixou este programa, não se limite, você também pode fazer uma animação fluida profissional com Pivot Animator . Se você quiser saber mais sobre o Flash e a família Adobe, pode ficar em Miracomosehace.com .