Como excluir permanentemente um arquivo da lixeira

Como excluir permanentemente um arquivo da lixeira

janeiro 11, 2022 0 Por Como Posso?

Talvez para excluir arquivos com informações confidenciais ou pessoais que não queremos que sejam disponibilizados a ninguém. Nesses casos, queremos ter certeza de que esses arquivos não podem ser recuperados.

Mas as opções regulares oferecidas pelo sistema operacional do nosso PC apenas desativam o arquivo. Mesmo um arquivo excluído e enviado para a lixeira pode ser recuperado com apenas alguns cliques.

Portanto, neste artigo, ensinaremos maneiras de excluir permanentemente seus arquivos sem a possibilidade de recuperação. Mas também podemos precisar de um aplicativo para recuperar arquivos excluídos do telefone celular, portanto, também lhe daremos outras recomendações úteis que protegerão as informações de seus arquivos excluídos.

Exclua arquivos permanentemente sem enviá-los para a lixeira

Uma maneira de excluir ou apagar arquivos sem enviá-los para a lixeira é usar uma combinação de teclas. Selecione o arquivo ou arquivos que deseja excluir e pressione as teclas Shift + Delete.

Você verá uma janela de aviso que permitirá que você confirme se deseja excluir permanentemente os arquivos selecionados. Clique em”OK” e esses arquivos serão excluídos do seu PC permanentemente. Você pode até fazer um teste pressionando Ctrl + Z para tentar desfazer o processo e verá que não é possível.

Os arquivos não podem ser recuperados da mesma forma como se fossem enviados para a lixeira. Esta é a primeira maneira de excluir arquivos permanentemente do PC. Exclua arquivos permanentemente da lixeira

Se os arquivos que você deseja excluir permanentemente já estiverem na lixeira, você pode excluí-los esvaziando manualmente o conteúdo da lixeira. Clique com o botão direito no ícone da Lixeira na área de trabalho e selecione”Esvaziar Lixeira” no menu de contexto.

Você também pode clicar duas vezes no ícone, entrar na lixeira e clicar no botão”Esvaziar a Lixeira” localizado no menu na parte superior da janela.

Você deve saber que, mesmo excluindo permanentemente os arquivos, o conteúdo pode ser recuperado usando uma boa ferramenta de recuperação de dados. A razão para isso é que os blocos que contêm os dados no disco rígido não são apagados quando os arquivos são excluídos. 

Saiba +  O que é, para que serve e como funciona o sistema de telefonia VoIP?

Esses espaços continuam a existir, mas agora estão marcados como”livres”, portanto, quando você continuar a usar o disco rígido, eles serão reescritos e, em seguida, serão completamente eliminados. Mas enquanto isso acontece, ainda há possibilidades de recuperação do conteúdo.

Exclua arquivos permanentemente com o uso de programas

É verdade que é possível visualizar e recuperar fotos e vídeos excluídos com o Google Fotos e outras plataformas, mas outras vezes queremos apenas excluir os arquivos completamente.

Para melhor garantir a eliminação definitiva dos arquivos da lixeira, será necessário recorrer a programas que nos ajudem a atingir esse objetivo. Esses programas reescrevem aleatoriamente os dados que eliminamos nos espaços ou blocos do disco rígido. Desta forma, eles não podem ser recuperados. 

Há uma grande variedade desses programas que você pode baixar gratuitamente. E outros que são pagos, mas têm mais opções e funções úteis para a exclusão permanente de arquivos do seu computador.

Entre os mais utilizados pela sua facilidade de uso e eficácia estão: Eraser, CCleaner e Hardwipe. Existem também suítes completas para excluir e recuperar facilmente arquivos do disco rígido, como o EaseUS Partition Master, para citar um.

Sem dúvida, é muito importante conhecer esses métodos para excluir permanentemente um arquivo da lixeira, pois desta forma, ao excluirmos arquivos de nosso PC ou Disco Rígido, protegeremos nossos dados confidenciais sem problemas.