Como desfragmentar o disco rígido no Windows 10 – passo a passo

Como desfragmentar o disco rígido no Windows 10 – passo a passo

março 21, 2022 0 Por Como Posso?

Talvez você tenha notado que seu computador abre aplicativos e programas muito lentamente. Isso pode acontecer porque os arquivos foram desorganizados em várias partes do disco rígido, seja ao salvar ou excluir arquivos, instalar programas ou desinstalá-los.

A desfragmentação do disco rígido é um processo que envolve a reorganização de arquivos, que pode ser uma opção de manutenção para ajudar o computador a se recuperar e obter maior velocidade.

Melhorar o desempenho do seu disco rígido o ajudará de várias maneiras no seu laptop  ou PC; Além do desempenho, os programas e aplicativos abrem muito mais rápido, sem perder tempo esperando que eles sejam iniciados , e evitam que ele execute funções adicionais que geralmente acabam tornando-o mais lento. Em alguns casos você terá que formatá-lo a partir do CMD, caso precise realizar esta etapa para melhorar o desempenho do seu pc, aqui está o link.

Como desfragmentar o disco rígido do Windows 10?

O Windows 10 apresenta a vantagem de trazer uma ferramenta interna que você pode usar para desfragmentar seu disco rígido; Desta forma, você não precisará instalar programas de computador para fazer isso, e aproveitará o mesmo sistema operacional que o Windows 10 traz .

Em alguns passos e de uma forma muito simples, mostraremos como você pode desfragmentar seu disco rígido no Windows 10:

Como fazer manualmente

  • Vá para dispositivos e unidades e, em seguida, para Equipe.
  • Clique com o botão direito em “disco local C” ou no disco rígido para desfragmentar.
  • Em seguida, clique com o botão direito e procure a opção de propriedades.
  • Em seguida, vá para a guia de ferramentas.
  • Em seguida, uma caixa de diálogo será aberta, vá para a opção de otimizar unidades ou para otimizar e desfragmentar a unidade, pressione o botão Otimizar.
  • Lá, outra caixa será aberta onde irá mostrar todos os discos rígidos instalados no seu computador, (normalmente isso é feito no disco C local).
  • Em seguida, clique no botão “Analisar” e aguarde um pouco até que apareça uma determinada porcentagem de desfragmentação.
  • Por fim, clique em “Otimizar” e você já estará desfragmentando seu disco rígido; Mas sim, é preciso ter muita paciência, pois é um processo que pode levar até uma hora se for a primeira vez; mas se já o fez antes demorará alguns minutos.
Saiba +  Como ativar ou desativar a localização do meu PC no Windows 10

Como fazer isso automaticamente

  • Seguindo as etapas anteriores, localize a opção para otimizar unidades ou para otimizar e desfragmentar a unidade.
  • Agora pressione o botão para alterar as configurações.
  • Uma caixa de diálogo será exibida onde diz execução agendada.
  • Em seguida, selecione a frequência: diária, semanal ou mensal (alguns recomendam a opção de fazer uma vez por semana, portanto, seria semanal ).
  • Por fim, escolha as unidades às quais você aplicará essas alterações e pressione o botão OK.

Embora a opção de desfragmentar o disco rígido automaticamente garanta a execução desse processo, o desempenho do computador pode ser afetado; pois ele consumirá recursos de hardware do seu computador se você estiver trabalhando com ele naquele momento. Um erro comum que já aconteceu aos nossos assinantes com seu disco rígido é que ele diz que está 100%, aqui preparamos um conteúdo com a solução para este problema.

Agora você conhece todas as etapas necessárias para desfragmentar o disco rígido no Windows 10 de forma rápida e sem complicações; Claro, recomendamos fazer mensalmente, dessa forma sua equipe ficará otimizada.