Como criar gráficos estatísticos no Word – guia completo

Como criar gráficos estatísticos no Word – guia completo

março 16, 2022 0 Por Como Posso?

Gráficos são aquelas ferramentas que ajudam outras pessoas a capturar e entender melhor os dados específicos de um tópico, por isso é muito útil saber criar gráficos estatísticos no Word diretamente, sem usar outros programas.

Geralmente sugerem que façamos a partir de um Excel, principalmente se você for pegar dados de várias planilhas, ou se precisar fazer um gráfico de eixo duplo, já que o processo e o design poderiam ser mais”fáceis”, mas se você tiver que copiar e colar o gráfico no Word pode ficar distorcido e alguns dados não serão exibidos.

Como o Word é utilizado por 85% da população, o ideal é que você conheça procedimentos básicos como a criação de um gráfico, diagrama, tabela ou alguma simples imagem publicitária, pois existem até truques para inserir e modificar imagens no Word.

  1. A primeira coisa que você deve saber é que, para fazer um gráfico, você deve ter um documento aberto como base, no qual irá colocar o gráfico.
  2. Depois de fazer isso, você terá que ir para a barra superior e clicar em “Inserir” para encontrar o esquema de 3 pequenas colunas onde na parte inferior está escrito Gráfico”.

  1. Ao clicar nele, várias opções de design aparecerão de circular, triangular, por áreas e muito mais. Você o seleciona e espera que carregue.
  2. Uma vez no seu documento, você só precisa modificar os dados que deseja, bem como o título, percentagens, valores e muito mais.
  3. Lá você pode ver como os dados foram carregados e lá modificar o tipo de letra, os números, a fonte. Depois disso, resta modificar os parâmetros para ficar satisfeito com o resultado que será refletido no projeto.
  4. Ao lado do seu gráfico  anterior você poderá ver alguns pequenos botões (Circular ou quadrado) onde poderá ajustar o tamanho e uma cor pré-determinada, além disso, colocar novas caixas de texto ou figuras.
  5. Se você está satisfeito com o que fez e não deseja fazer mais alterações, feche a planilha e continue com o documento.

Criar gráficos no Word é bastante simples, requer um pouco de paciência e é o método recomendado para evitar ter que alterar seus designs continuamente. Se você deseja que o gráfico saia imediatamente, pressione ALT + F1, e se você não estiver satisfeito com o design, pode pressionar 2 vezes e editá-lo.

Saiba +  Como colocar ou escrever expoentes no Word - tão fácil?

Como adiciono uma linha de tendência?

Para adicionar isso, você deve primeiro:

  • Selecione um layout de  gráfico
  • Pressione onde diz ” Adicionar elementos de tráfego ”
  • Selecione a opção ” Tendência ”
  • Encontre o tipo de linha, como: linear, exponencial, média móvel ou extra polar linear.

Qual é o propósito de criar gráficos de estatísticas?

  • Com a criação do seu gráfico você deve oferecer ao público uma boa visualização de dados específicos ou aproximados expressos principalmente em números.
  • Seja explicativo e deixe seus benefícios ou desvantagens claros.
  • Especifique se está em dólares, valores, porcentagens ou outros.
  • Tente fazer uma introdução e uma conclusão para esclarecer dados precisos.
  • Você deve ser preciso nas cores e usar poucas ou apenas uma, além de evitar coisas fora do assunto.

Que tipo de gráfico posso fazer?

Existem vários tipos de designs para fazer as suas apresentações, só é necessário que saiba escolher um modelo para que aí todos os dados fiquem refletidos. Normalmente podem ser colunas agrupadas de tamanhos variados ou que possuem 2 colunas de valores, também existem aquelas empilhadas com as quais os números costumam ser comparados.

Existem  gráficos de barras que são classificados da mesma forma que as colunas. Com designs deste estilo, você pode inserir um histograma no Word. As circulares são normalmente divididas como um bolo e as de áreas são muito pouco utilizadas, mas necessárias para estabelecer horários e mudanças.

No caso de linear e dispersão, eles são mais difíceis de entender. Finalmente, existem aqueles de bolhas, designs combinados e aranhas. Selecione o design que se adapta às suas necessidades e tenha em mente que às vezes, para mostrar a outros esses gráficos, seria mais conveniente fazer os gráficos em Power Point diretamente.