Como fazer ou criar um organograma profissional no Word – passo a passo

Como fazer ou criar um organograma profissional no Word – passo a passo

janeiro 4, 2022 0 Por Como Posso?

Se você está procurando um bom cargo de escritório, ou se já possui um, mas deseja ser mais valioso para a empresa, este artigo é o que você precisa. Funcionários organizados são definitivamente aqueles que trabalham de forma mais correta e eficiente.

Graças à inovação tecnológica, temos a possibilidade de utilizar ferramentas informáticas para nos ajudar na nossa organização. Pensando nisso, ensinaremos a você como fazer ou criar um organograma profissional em Word de forma rápida e fácil.

Obviamente, este tutorial não o tornará um especialista no uso do Word. Para realizar tal feito, você precisa praticar muito, ler outros guias e pensar por si mesmo.

Treinar-se nos outros programas do pacote Microsoft Office também seria ideal para atingir seu objetivo de ser mais organizado. Você pode, por exemplo, tornar os esquemas profissionais, gráficos de Gantt e muitas outras coisas fáceis, mas igualmente úteis.

Os requisitos para seguir este guia são: o manuseio básico do Microsoft Word e algumas de suas ferramentas; e ter o Word baixado e instalado em nosso computador, para poder trabalhar enquanto você assiste o tutorial.

Lembre-se de que o Word é um programa pago. Vale a pena comprar este software? Sim definitivamente. Ao adquirir este processador de texto, você estará investindo em seu futuro e treinamento. Algum dia, isso se traduzirá em uma ótima posição na sua empresa.

O que é um organograma?

Organogramas são representações gráficas que permitem mostrar, de forma rápida e fácil, a estrutura e hierarquia de uma empresa ou instituição.

Qualquer local de trabalho formal geralmente possui um organograma. Com ele, cada funcionário pode saber para onde se dirigir e com quem falar se tiver alguma dúvida ou problema. Além disso, os organogramas não são algo fixo, eles o motivam a subir e ocupar cargos hierárquicos mais altos.

Características de um organograma

  • Mostra as relações entre todos os níveis da hierarquia de uma empresa.
  • Deve ser rápido para visualizar e entender. Consiste apenas em informações essenciais.
  • É informativo.
  • Não pode ter um desenho muito ostentoso, o que dificulta a leitura.
  • Geralmente é organizado de forma descendente, a partir do órgão que está sendo descrito.
  • Embora exista um formulário comum, existem muitos tipos diferentes de organogramas.
Saiba +  Como colocar ou escrever letras, uma palavra ou um texto verticalmente em uma tabela no Word

Como fazer ou criar um organograma profissional no Word?

Para criar um organograma, você precisará acessar seu processador de texto e seguir as etapas abaixo.

Seguindo seu conhecimento de como fazer um contorno no Word, você irá inserir formas retangulares no documento. A cada um atribuirá o nome dos diferentes órgãos da empresa ou instituição.

Além disso, você diferenciará seu nível hierárquico com o tamanho e a cor dos retângulos. Você pode colocar, no final do documento, algumas referências de cores para que seja fácil para qualquer pessoa entender.

Você vai organizar as tabelas na forma de um contorno decrescente. E você indicará seus relacionamentos usando setas ou linhas, que também estão presentes no menu Inserir—> Formas.

Agora, essa não é a forma mais profissional de criar organogramas com o Word, a verdade é que existe outro método mais utilizado, porque é rápido e confortável.

Forma profissional de fazer um organograma no Word

Para isso, você utilizará a ferramenta SmartArt. Você pode encontrá-lo no menu contextual Inserir. Ao clicar nesta opção, será exibida uma janela que oferece diversos tipos de gráficos.

Como está criando um organograma, você escolherá a categoria Hierarquia e vários tipos padrão de esquema hierárquico serão exibidos. Você vai escolher o que mais gosta e que se encaixa na estrutura da sua empresa. O modelo padrão é com retângulos.

Quando você pressiona OK, um organograma é gerado automaticamente. Só falta colocar os textos que deseja em cada caixa.

À esquerda da tela, aparecerá uma janela com os textos que você inseriu no organograma. Se você quiser adicionar mais caixas, clique na categoria que deseja expandir e pressione a tecla Enter.