Como consertar ou corrigir fotos borradas com o Photoshop

Como consertar ou corrigir fotos borradas com o Photoshop

dezembro 5, 2021 0 Por Como Posso?

Os amantes da fotografia têm muitos desafios diários, como a falta de uma boa câmera ou celular, condições de pouca luz ou fotos borradas. Uma foto borrada é o pesadelo de um fotógrafo, mas existem maneiras de corrigi-lo, então se você estiver interessado em saber como consertar ou corrigir fotos borradas com o Photoshop, leia estas informações.

Existem muitos motivos pelos quais uma foto fica desfocada, primeiro é necessário analisar nossa imagem para encontrar a solução mais correta para cada caso. Leia atentamente o que diremos para que você possa corrigir essa foto importante.

Não é apenas um motivo que faz uma foto parecer borrada e sem detalhes, pelo contrário, há muitos fatores que podem criar este incômodo desagradável, mas recorrente. Alguns dos mais comuns são:

Sobre a exposição

Superexposição é o excesso de luz que pode aparecer em nossa imagem, ou seja, quando a luz circundante é muito forte. Quando há excesso de luz, as imagens podem ficar borradas e sem detalhes.

Para evitar esse problema, seria melhor aprender para que servem as ferramentas de superexposição e esponja no Photoshop, dessa forma você evitará a superexposição de suas imagens que o irritante”modo de desfoque” gera.

Imagem muito escura

Por outro lado, uma imagem muito escura pode causar um efeito semelhante, no qual a falta de detalhes faz com que nossa imagem pareça escura. Por isso é sempre aconselhável tirar fotos em ambientes bem iluminados.

De qualquer forma, também é possível iluminar uma foto escura no Photoshop, o que geralmente ajuda a evitar que a imagem pareça desfocada.

Imagem borrada ou pixelada

Outra razão pela qual uma imagem parece borrada é que ela está fora de foco. Infelizmente, quando uma imagem está muito fora de foco, não há muito o que fazer. Isso é especialmente desagradável quando se trata de fotos de pessoas, pois cria a sensação de que a imagem está muito borrada.

Por outro lado, existe a pixelização demoníaca, um efeito desagradável que dá a sensação de “borrão”. Felizmente, o Photoshop permite que você despixalize ou recupere uma imagem pixelada, o que sem dúvida ajuda a aumentar a nitidez da foto.

Como consertar ou corrigir fotos borradas com o Photoshop, aqui está o que você precisa saber

Para recuperar uma imagem com o Photoshop é necessário analisar todos os aspectos que a fazem perder o encanto. Cada imagem é um mundo e não podemos aplicar o mesmo método para melhorar ou recuperar um conjunto de fotografias, cada uma necessita de foco e análise.

Com base nisso, apontaremos alguns dos problemas mais comuns em fotos desfocadas e como resolvê-los:

Saiba +  Como transformar ou converter texto em vetor com o Photoshop

Corrija fotos borradas com o Photoshop quando a imagem estiver superexposta

  • Abra a imagem que você precisa editar.
  • Duplique a camada para fazer comparações e selecione apenas uma para exibir.
  • Procure a ferramenta Dodge. Dependendo da sua versão do Photoshop, ele pode aparecer com uma lupa ou com um ícone em forma de mão.
  • Clique com o botão direito nesta opção e selecione Burn Tool.
  • Use a ferramenta Burn em áreas que são muito claras.
  • Desta forma, você recuperará as cores naturais da imagem, fazendo com que a foto pareça menos desfocada.

Corrija fotos borradas com o Photoshop quando a imagem estiver muito escura

O processo é muito semelhante a quando sua foto é superexposta, na verdade você usará a mesma ferramenta, só que desta vez você selecionará a opção Ferramenta de superexposição.

  • Encontre os setores que estão muito escuros em sua foto e aplique o filtro com cuidado.
  • Lembre-se de não exagerar ou você pode expor demais a imagem, causando ruído e outros incômodos.

Como quando a imagem é superexposta, uma imagem parece borrada e desagradável quando há saturação e falta de equilíbrio entre luz e cor. Por meio desses métodos, você pode melhorar sutilmente fotos desfocadas.

Corrija fotos borradas com o Photoshop se a imagem estiver fora de foco

Quando a imagem está fora de foco, é natural que pareça desfocada. Embora geralmente seja um processo mais difícil de resolver, consertar ou corrigir fotos borradas com o Photoshop, também é aplicável a imagens fora de foco.

Para corrigir esse problema, siga estas etapas:

  • Tendo a imagem para editar selecionada, você deve procurar a ferramenta Sharpen. Pressione o botão direito e selecione a opção Foco.
  • Localize todos aqueles lugares fora de foco onde a imagem está borrada.
  • Deslize cuidadosamente o cursor por todos aqueles espaços desfocados. A ferramenta fará todo o possível para recuperar essas áreas.

Em relação a isso, existem ferramentas online para consertar imagens desfocadas ou borradas, uma boa alternativa caso você tenha dificuldade em usar o Photoshop para essa tarefa.

Lembre-se de que recuperar uma imagem fora de foco é muito mais difícil do que outras tarefas. Mesmo assim, tendo um bom olho e não abusando da ferramenta, é bem possível que consiga recuperar aquela foto que pensava que estava perdida.