Como configurar um roteador como repetidor WiFi?

Como configurar um roteador como repetidor WiFi?

abril 18, 2022 0 Por Como Posso?

Um roteador é acessado de qualquer navegador, como Edge, Chrome ou Firefox, digitando 192.168.1.1 na barra de navegação. Entre as configurações de fábrica, tanto o usuário quanto a senha são admin; Se por algum motivo você esqueceu os dados de acesso para fazer os ajustes, você terá que reiniciá-los.

Para sair das configurações de fábrica basta pressionar um botão escondido em um pequeno orifício. Você pode vê-lo na parte de trás do roteador. P ode usar uma ponta de caneta para pressionar por 20 segundos para ver uma mudança nas luzes LED na parte da frente.

Como configuro meu roteador como um repetidor WiFi?

Para configurar um roteador como um repetidor WiFi, procure a etiqueta na parte inferior do roteador principal. Anote o nome da rede (SSID) ou obtenha-o nas opções de conexão sem fio do seu computador; Estamos assumindo que você já sabe o nome de usuário e a senha porque o referido roteador já está configurado e funcionando, então você só precisa saber qual é o endereço IP do seu gateway.

Conhecemos o gateway do roteador principal pressionando a combinação de teclas Win + R , escrevemos cmd.exe para abrir a janela do prompt de comando e colocamos o comando ipconfig / all ; Procuramos e anotamos o IP, onde está escrito Gateway Padrão no Adaptador Ethernet, pois será a entrada de conexão com a Internet do roteador secundário.

A configuração nas diferentes marcas e modelos de roteador é muito semelhante , embora possa haver pequenas diferenças nos nomes ou na organização das opções do menu; Para este caso explicaremos a configuração que devemos fazer em um roteador da marca TP-Link e modelo TL-WR940N.

Devemos alterar o IP do roteador secundário e verificar se ele faz parte da mesma rede usando o gateway padrão do roteador principal; Se por exemplo o gateway for 192.168.0.1 colocaremos 192.168.0.2 na opção de menu Rede> LAN> Endereço IP e salvaremos a alteração no botão Salvar e reiniciar o roteador. A seguir podemos verificar se o IP foi configurado na opção: Status> LAN> Endereço IP .

Saiba +  Amplificador WiFi: O que é e para que serve?

Então devemos desabilitar o serviço DHCP no roteador secundário, já que o roteador primário é o responsável por esta tarefa e queremos evitar conflitos de endereçamento IP; Nós configuramos isso na opção DHCP> Servidor DHCP e pressionamos o botão Desativar.

Mudamos o nome da rede ou SSID do roteador secundário com o mesmo nome do roteador primário (portanto, teremos um nome de rede exclusivo em toda a casa, caso contrário, veremos 2 redes); Fazemos a alteração na opção Sem fio> Configurações sem fio> Nome da rede sem fio e salvamos as alterações no botão Salvar.

Mudamos a senha do roteador secundário para deixá-la igual à do roteador principal, seria inconveniente ter uma senha diferente para cada local da casa; então vamos para a opção Wireless> Wireless Security> WPA / WPA2 – Personal> PSK Password. Colocamos nossa senha e salvamos as alterações no botão Salvar. Para finalizar, reiniciamos o roteador.

Por fim, conectamos o cabo de rede do roteador primário ao secundário em uma das portas de saída amarelas. Se você achou a informação útil, não hesite em compartilhá-la, deixe um comentário se tiver alguma dúvida.