Como conectar e configurar uma impressora em uma rede sem fio WiFi?

Como conectar e configurar uma impressora em uma rede sem fio WiFi?

fevereiro 2, 2022 0 Por Como Posso?

Chegará a um ponto em que terá de tomar uma decisão: instale a sua impressora de forma tradicional, através do cabo USB ou através de uma rede wifi .

A instalação via cabo USB pode sempre ser a opção recomendada, pois há poucas chances de seu computador não reconhecer o dispositivo. No entanto, quando esse problema ocorre, ele pode se tornar uma pedra no sapato.

Além disso, os computadores desktop geralmente são um feixe de cabos … então mais um é um pouco incômodo. É por isso que, desta vez, você aprenderá como conectar, instalar e configurar uma impressora em uma rede sem fio WiFi .

Vantagens da instalação sem fio

Não se complique pensando que este processo de instalação pode ser complicado. Pelo contrário, é igual ou mais fácil do que a instalação através do cabo USB.

Para começar, você estaria economizando o trabalho de organizar todos os cabos que estão conectados ao seu computador para obter a porta USB. Outras vantagens que a instalação sem fio de sua impressora pode oferecer são:

  • Não terá que sufocar o espaço que reservou para a utilização do seu PC, já que pode colocá-lo em qualquer outro lugar da sua casa ou escritório, é claro, desde que possa receber a ligação wi-fi.
  • Vários computadores podem ser instalados na mesma impressora pela rede , para que você não precise esperar que um colega de trabalho ou membro da família termine de usar o computador antes de imprimir.
  • No mesmo sentido da vantagem anterior, você pode imprimir de qualquer outro dispositivo: tablet, smartphone ou laptop. É uma grande ajuda para acelerar os tempos.

Desvantagens da instalação sem fio

São poucos os contras que pode ter a instalação de uma impressora através de uma rede WiFi, mas ninguém está isento de poder ter alguns problemas, por exemplo, conectividade .

Saiba +  Estações de rádio gratuitas ao vivo na Internet Como ouvir rádio online?

Além disso, alguns usuários expressaram que, tendo sua impressora conectada à rede, sua velocidade pode diminuir.

Da mesma forma, alguns modelos podem apresentar problemas de impressão, atolamentos de papel e a necessidade de reiniciá-los para melhorar o desempenho. No entanto, deve-se lembrar que esses problemas são raros, mas ninguém está isento de vivenciá-los.

Instalação e configuração da impressora

É importante lembrar que o processo de instalação da impressora em uma rede sem fio pode variar dependendo da marca e do modelo. Portanto, neste artigo, tentaremos abordar o assunto da forma mais geral possível, para que você possa aplicar as instruções a qualquer impressora .

  • Coloque a impressora em posição, conecte-a à fonte de alimentação e ligue-a. Certifique-se de que não está muito longe do roteador para que não perca a conectividade (a menos que seja de grande capacidade e alcance).
  • Insira o CD de instalação em seu computador desktop ou laptop.
  • Siga os passos ditados pelo instalador da marca e modelo de sua impressora até chegar na seção para escolher o tipo de conexão.
  • Quando estiver nessa seção, selecione a opção de conexão sem fio .
  • O programa de instalação deve reconhecer a rede sem fio à qual você está conectado ou, pelo menos, reconhecer as redes disponíveis.
  • Selecione a rede e insira as informações exigidas pelo programador de instalação.

Inteligente! Sua impressora está pronta para ser usada sem fio. Novamente, lembre-se que o processo de instalação pode variar dependendo da marca e modelo, mas geralmente são muito fáceis, principalmente impressoras HP .