Como clonar meu site WordPress para um subdomínio?
julho 29, 2023No entanto, a mesma comunidade de usuários que compõe o WordPress tornou-se seus aliados para revisar erros e resolver problemas de segurança.
Assim, em conjunto, os dois aspectos caminham lado a lado ao longo dos anos para garantir o bom funcionamento da plataforma.
Por que devo clonar meu site?
Do ponto de vista do WordPress, é um sistema que, conforme explicado acima, é constantemente atualizado para evitar problemas.
No entanto, isso não elimina o grau de risco envolvido em fazer uma alteração na codificação de sua página sem ter feito uma cópia de backup do site WordPress antes de gerar qualquer modificação .
A ideia de clonar seu site WordPress em um subdomínio se baseia na facilidade de permitir que o procedimento faça alterações sem nenhum risco.
Desta forma, evita-se a possibilidade de se criar uma atualização que não pode ser revertida, ou uma mudança que não apresente solução, na web que permanece em andamento.
Maneiras de clonar ou duplicar seu site WordPress
Como já dissemos, essa ideia de gerar uma cópia exata do seu site para um subdomínio permite testes sem margens de risco.
Em geral, a maneira mais fácil de duplicar é importando todo o site do servidor onde está hospedado e instalando-o em um servidor local que estará no seu computador.
Para isso, o WordPress possibilita o download de sua plataforma através de um programa de FTP (o mais conhecido e recomendado é o Filezilla).
Infelizmente, isso cria a possibilidade de que as modificações não funcionem corretamente quando seu site retornar ao domínio de origem.
Pelo mesmo motivo, recomenda-se fazer uma duplicação do seu site no WordPress em um subdomínio do mesmo servidor, devido às semelhanças em suas configurações.
Clone seu site com o WP Staging
Este é um plugin que está dentro do repertório do WordPress que permite a criação de um site de teste no qual você testará as alterações que deseja no seu site. Antes de iniciar o procedimento, lembre-se de fazer backup do seu site bem antes de começar a duplicar o conteúdo da página.
Após a instalação e ativação, ele o levará automaticamente para a página que permitirá que você inicie o procedimento. O primeiro passo é clicar no botão “ Criar novo site de teste ”, que iniciará uma análise do seu conteúdo, onde você decidirá o nome do seu site clone e os arquivos que deseja compor.
Assim que fizer essas configurações, clique em ” iniciar clonagem ” para iniciar o procedimento, cujo atraso dependerá do tamanho de sua página e de seu servidor.
Quando isso for feito, selecione a opção ” abrir site de teste ” para inserir a página duplicada que você criou com a credencial de ser o administrador.
Clone seu site manualmente
Infelizmente, muitas vezes acontece que alguns servidores não são compatíveis com os plug-ins usados na plataforma. Embora seja uma opção lenta e complexa, ela permite clonar seu site WordPress em um subdomínio, mesmo quando o servidor mostra um erro com algum outro método.
Comece criando uma conta FTP de acesso e um subdomínio e, em seguida, atualize os URLs do seu banco de dados, para que estabeleça uma diferença para o seu site principal.
Depois de obter seus arquivos por FTP, você deve editar wp-config.php para alterar os dados de conexão para seu novo banco de dados, de modo que você acabe enviando todos os arquivos para seu novo subdomínio.