O que é, para que serve e como o prompt de comando do CMD é usado?

O que é, para que serve e como o prompt de comando do CMD é usado?

dezembro 8, 2021 0 Por Como Posso?

Qual é o prompt de comando ou CMD?

Nos computadores Windows temos o chamado prompt de comando, uma espécie de console que nos servirá para uma infinidade de funções diferentes, já que fornece acesso a várias ferramentas que não poderíamos acessar de outra forma.

O Prompt de Comando não é como os demais programas presentes no Windows, na verdade, não possui uma interface gráfica como o Microsoft Word ou outros aplicativos. Em vez disso, para usá-lo, é necessário usar códigos ou comandos, escrevendo-os dentro do console.

Através desta consola podemos aceder a várias funções que o Windows mantém ocultas, uma vez que foram concebidas justamente para a manutenção do computador. Conhecendo os comandos apropriados é possível configurar certas opções ocultas do nosso sistema, além de acelerar outros processos.

Para que serve o prompt de comando?

Conforme apontamos anteriormente, através do Prompt de Comando é possível utilizar diversos comandos para executar ações. Isso é especialmente útil para a manutenção de nosso equipamento e é projetado especificamente para resolver problemas ou alterar opções avançadas de nosso sistema .

Por exemplo, através do prompt de comando é possível redefinir nossas configurações de rede, excluir arquivos que não podem ser excluídos de outra forma, acessar diretórios ocultos do sistema e até mesmo aplicar atributos especiais a pastas e arquivos em nosso computador.

É bem possível que procurando soluções para problemas que tenha que utilizar a consola do Windows ou a linha de comandos , é por isso que é necessário que conheça os fundamentos desta útil ferramenta Microsoft.

Com o Prompt de Comando, você pode realizar as seguintes ações (e muito mais):

  • Crie pastas e diretórios .
  • Exclua arquivos e pastas à força .
  • Abra uma página da web a partir de um comando .
  • Crie um arquivo de texto txt .

Ainda assim, antes de usar qualquer uma dessas ou muitas ações que você pode executar, você deve aprender a usar o prompt de comando do Windows.

Saiba +  Como remover ou desinstalar completamente um programa sem deixar registros

Como você usa o prompt de comando ou CMD?

Como você verá, a utilidade desta ferramenta é muito ampla, podendo realizar múltiplas funções. Sem dúvida, é uma ferramenta essencial para quem deseja fazer alterações significativas em seu computador ou para quem se dedica à manutenção de equipamentos.

As opções são muito vastas, sendo impossível tratá-las brevemente, em qualquer caso, um aspecto fundamental que você deve saber como acessar o Prompt de Comando , um processo muito simples que você pode realizar das seguintes formas.

Usando a combinação de teclas Windows + R

  1. Para realizar este processo, basta pressionar a combinação de teclas Windows + R, após o que aparecerá o aplicativo ” Executar ” na tela .
  2. Na tela Executar, deve-se escrever o comando “CMD” e clicar na caixa “OK”. Dessa forma, você terá acessado com êxito o prompt de comando do Windows.

Através do menu iniciar e iniciar como administrador

  1. Esta forma de entrar no Prompt de Comando pode ser especialmente útil, caso seja necessário fazer o login como ” Administrador “. Para isso, a primeira coisa a fazer é clicar no botão Iniciar do Windows.
  2. Aí escreva o seguinte “CMD”, o resultado da aplicação aparecerá na tela, basta clicar com o botão direito sobre ele e selecionar a opção ” Executar como administrador “.
  3. A execução desse processo iniciará o Prompt de Comando como administrador, permitindo que você faça configurações avançadas sem nenhum problema.