Meu PC não reconhece meu stick USB – Resolvido

Meu PC não reconhece meu stick USB – Resolvido

janeiro 8, 2022 0 Por Como Posso?

Não se apresse! Antes de se livrar dele e perder todas as suas informações, certifique-se de ter tentado de tudo. Normalmente pensamos que eles aparecem do nada, seja devido a erros de fábrica ou um vírus que atacou nosso dispositivo.

Como resolver o problema: meu PC não reconhece meu pendrive USB, sem dúvida deveria ser a prioridade ao invés de escolher a maneira mais fácil de todas.

Também podemos pensar que são produto do tempo de uso do pendrive, ou de seu manuseio incorreto. E embora essas sejam situações comuns, o erro pode ser de outra origem, como drivers.

Apresentamos aqui um guia com dois erros comuns que o dispositivo de armazenamento removível não consegue ler, bem como a solução passo a passo para cada caso.

 

Se a falha estiver nos controladores

Uma das razões pelas quais o PC não reconhece um pendrive USB é a falta de drivers ou sua atualização. Na verdade, essa falha é uma das mais comuns e recorrentes. O bom é que tem solução e é bastante simples.

Precisamos apenas verificar se os drivers necessários para ler o stick de memória USB estão instalados corretamente na versão necessária. Para isso, devemos:

Localize o ícone” Computador” na área de trabalho ou no painel inicial do Windows, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção” Propriedades“.

A aba se abrirá, na qual iremos para a seção”Gerenciador de Dispositivos”, para que nos lance uma janela onde encontraremos uma lista com todos os drivers que o sistema operacional precisa para funcionar.

A secção que nos interessa neste caso chama-se”Controladores de bus”, seleccionamo-la resultando na expansão do menu para esta opção.

Teremos à nossa disposição todos os controladores das entradas USB que o equipamento possui. Se algum deles tiver um triângulo amarelo próximo a ele, significa que esse pode ser o erro e a solução para o seu problema.

Porque agora, você só precisa clicar com o botão direito e escolher” Atualizar software de driver” ou”Verificar alterações de hardware”

Saiba +  Como saber se o disco rígido do meu PC é HDD ou SSD no Windows

 

Em seguida, clique na opção “Buscar driver” e ele será atualizado automaticamente caso haja novas versões disponíveis.

No final, se esse foi o erro na sua memória USB, o problema estará resolvido. Assim, o computador reconhecerá o dispositivo USB corretamente e você poderá acessá-lo.

O caminho é repetido

Caso o driver não seja o erro, é possível que o PC não reconheça um pen drive USB porque o caminho ou letra já está atribuído.

Ou seja, aquela letra entre parênteses que vemos ao lado do nome de nossos discos rígidos em”Computador” deve ser exclusiva para cada dispositivo.

Se o USB tiver um caminho ou letra repetido, o computador o reconhecerá, mas não dará a opção de acessá-lo até que seja alterado. Para isso seguimos passo a passo.

Desde o início, acessamos o” Painel de Controle” e depois entramos em”Ferramentas Administrativas”.

Em seguida, optamos pela primeira alternativa”Gerente de equipe”. Uma janela se abrirá e no menu lateral selecionaremos” Gerenciamento de disco“.

Veremos todos os nossos dispositivos de armazenamento com suas informações. Consequentemente, clicamos com o botão direito do mouse no USB que queremos modificar e selecionamos a opção”Alterar letra e caminhos do drive”.

A seguir, clicamos em “Adicionar”, e alteramos a letra que o identifica. Lembre-se de colocar um que não esteja atribuído a outro dispositivo.

Clicamos em”OK” novamente, e ele deve ler sua memória USB sem nenhum problema, desde que esse tenha sido o erro.