Quais são os tipos de extensões de arquivo de texto existentes?

Quais são os tipos de extensões de arquivo de texto existentes?

abril 14, 2022 0 Por Como Posso?

Embora a maioria passe despercebida ou você não se lembre de alguma vez tê-los usado, eles estão presentes em muitas tarefas diárias do computador. Portanto, se você deseja saber mais sobre esses tipos de arquivos e quais programas são responsáveis ​​por sua execução, continue lendo este artigo.

Qual é a finalidade dos arquivos de texto?

Cada uma das extensões que compõem este tipo de documento possui uma série de características, funções e utilizações que as distinguem das demais.

O conhecimento de cada um desses formatos de sistema operacional, neste caso o Windows, permite que eles sejam usados ​​adequadamente. Tanto criando cada arquivo, como também a oportunidade de utilizar o programa ideal para lê-los.

Cada documento aberto no software de leitura permite a transmissão da informação de interesse , bem como a sua transcrição.

Características gerais das extensões principais

.Doc

É um dos principais formatos de documentos e arquivos de texto e provavelmente o mais conhecido de todos. Ele é criado automaticamente pelo Microsoft Word.

Este programa permite enriquecer o texto através de modificações visuais, acompanhando-o também com imagens, tabelas, entre outros.

Seus arquivos podem ser lidos através de seu software principal, assim como outros que oferecem compatibilidade como WPS Office, Google Docs, Apple Pages e qualquer outra alternativa de automação de escritório.

Ressalta-se que possui uma extensão que comprime ainda mais os arquivos de texto, que termina com o termo .docx.

.TXT

É também outra extensão muito reconhecida pela comunidade de SO, caracterizada por ser do tipo ASCII e sem qualquer formato.

Ou seja, é um texto sem complexidade , que não possui margens ou páginas, geralmente utilizado para transcrever instruções e registros.

Atualmente é oficialmente criado através do Bloco de Notas, e sua leitura está habilitada para Apple TextEdit, Bloco de Notas e Microsoft Word .

Saiba +  Como encontrar os dados pessoais de uma pessoa pela RUT?

.htm ou .html

É um documento de hipertexto usado em páginas da web . Seu conteúdo permite a inserção de texto e a referência a outros arquivos que podem ser adicionados ao conteúdo.

Por ser utilizado em sites da Internet, sua leitura é possibilitada por navegadores, Bloco de Notas e programas dedicados à criação e edição.

.pdf

O formato .pdf permite a criação de arquivos de texto que são portáteis entre dispositivos. Também permite que o conteúdo seja criptografado e evita possíveis modificações que possam ser feitas no documento.

O programa padrão para leitura é o Adobe Acrobat Reader . Da mesma forma, podem ser abertos em outros programas que sejam compatíveis com este tipo de arquivo. Um exemplo deles é Sumatra PDF.

.epub

Outra extensão de texto projetada especificamente para melhorar a legibilidade é .epub , também usado para sinalizar direitos autorais.

Permite enriquecer o texto através de add-ons, que geralmente estão incluídos em seus emuladores de leitura, como o IceCream Ebook Reader .

.csv

É um arquivo de texto criado pelo Microsoft Excel , projetado para gerar planilhas que permitem salvar listas, que contêm um tipo específico de informação.

Outros softwares como Gmail, Google Drive e LibreOffice também possibilitam sua leitura, para que seja compatível em diferentes dispositivos.

Portanto, essas extensões são consideradas ferramentas essenciais para o uso da comunidade da Internet, pois permitem a criação de documentos que podem ser usados ​​no dia a dia.