Pasta Térmica: O que é e para que serve?

Pasta Térmica: O que é e para que serve?

outubro 24, 2021 0 Por Como Posso?

A pasta térmica é uma substância que funciona como condutora de calor. É um líquido espesso, de cor metálica. Seu uso em computadores é bastante popular e geralmente barato e facilmente acessível em qualquer loja de eletrônicos.

Para que serve a pasta térmica?

Essa substância funciona como um condutor de calor entre vários componentes ou partes que, apesar de não manterem uma conexão direta, estão muito próximos uns dos outros.

Enquanto essas peças ou componentes estiverem funcionando, eles gerarão calor e, na ausência de pasta térmica, o superaquecimento entre os componentes pode causar danos significativos .

Função de pasta térmica

É muito importante aplicar pasta térmica em algumas superfícies metálicas do computador e assim estender a vida útil das peças que o compõem.

  • Seu uso é muito comum entre o processador e o dissipador de calor , direcionando efetivamente o calor produzido pelo primeiro elemento, para o segundo.
  • Desta forma, as superfícies metálicas não sofrerão tanto com as altas temperaturas causadas por seu funcionamento.
  • Direcionar o calor de um componente como o processador para o dissipador de calor permitirá que os ventiladores desse segundo elemento expulsem o calor para fora do computador.

Tipos de pasta térmica

No mercado pode-se obter uma variedade interessante desta substância, devido aos elementos que servem como componentes para a pasta térmica. Entre eles estão:

  • Pasta metálica térmica : embora geralmente seja a mais cara, é também a melhor e a mais popular. Possui componentes à base de silicone e alumínio ou prata, o que aumenta a capacidade de condução de calor.
  • Pasta térmica cerâmica : Como o metal, parte de uma base de silicone, mas desta vez, o segundo elemento é o pó cerâmico. É algo mais básico e menos caro, embora não seja recomendado para uso em computadores.
  • Silício : É a faixa mais baixa em termos de pasta térmica e, embora possa fazer seu trabalho na dissipação de calor em processadores gráficos ou para placas de vídeo, seu uso é menos recomendado do que a pasta térmica de cerâmica.
Saiba +  Como enviar ou transferir vídeos e filmes do meu celular para a Smart tv em poucos minutos?

Substituição de pasta térmica

Depois de adquirir a pasta térmica ideal para realizar este tipo de manutenção em seu computador, você deve seguir algumas instruções:

  1. A primeira coisa que você deve fazer é desligar e desconectar o computador , para que não haja fonte de alimentação ativa.
  2. Prossiga para desparafusar o dissipador de calor do seu computador para removê-lo, para que você possa trabalhar no processador.
  3. Procure localizar um objeto de plástico que possa servir de espátula para remover a pasta térmica velha. É importante que, em hipótese alguma, use metais que possam arranhar a superfície.
  4. Pegue um tecido que não deixe fibras para retirar os restos da pasta térmica que não puderam ser removidos com o objeto de plástico. Você pode umedecer o lenço com álcool isopropílico.
  5. Aplique uma gota de pasta térmica no processador . Um dos métodos de aplicação mais populares, indica que o tamanho da gota deve ser igual ao de uma ervilha ou meia ervilha.
  6. Certifique-se de que, ao retirar a seringa da pasta térmica, você pode usar algum papel ou pano para evitar que se formem fios dessa substância que possam cair em outro componente metálico do computador.
  7. Comece a juntar o dissipador e, progressivamente, os demais componentes.