O que são, para que servem e quais são as diferenças entre IMAP e POP3?

O que são, para que servem e quais são as diferenças entre IMAP e POP3?

abril 5, 2022 0 Por Como Posso?

Vamos saber o que são, para que servem, qual a diferença entre os dois protocolos? Começamos com POP3.

O que é POP3?

Este é o responsável por gerenciar os emails que ficam armazenados em um servidor, e depois vão para o computador local, este tem o nome de POP . Sua sigla em inglês é Post office Protocol que traduzido como post office protocol, sua principal função é salvar até que os e-mails sejam lidos.

Para que serve o POP3?

Um dos seus objetivos é ter todos os seus emails no seu computador local, o que faz é receber as informações no seu servidor imediatamente e transferi-las para o seu computador. Você pode verificar suas mensagens em um dispositivo , ele também não requer uma conexão com a Internet para acessá-las.

Claro, se você tiver vários dispositivos sincronizados, as mensagens serão exibidas no primeiro que acessar o e-mail, se ele entrar em outro computador posteriormente, você não as verá mais nele.

O que é IMAP?

É um protocolo para cuidar de e-mails , cujo significado em espanhol se traduz como protocolo de acesso a mensagens na Internet. Você pode acessá-lo de qualquer um dos dispositivos com conexão à Internet.

Para que serve o IMAP?

Os e-mails que chegam até você são salvos no servidor, então você pode vê-los em um de seus dispositivos. Isso é conseguido porque todos os computadores estão sincronizados com o servidor para poder acessar as informações armazenadas em sua conta de e-mail.

Por tudo isso, as alterações feitas em um dispositivo serão refletidas nos outros imediatamente . Você vê as mensagens sem baixá-las, você precisa ter uma conexão com a Internet. Se quiser saber mais sobre este assunto, clique neste link que explica em detalhes O que é, para que serve e como funciona o protocolo IMAP em emails?

Quais são as diferenças entre IMAP e POP3?

Agora vamos diferenciar esses dois protocolos de gerenciamento de e-mail, também quais seriam as vantagens de ambos para podermos decidir qual usar.

Saiba +  O que é, para que serve e como funciona o protocolo IMAP em emails?

Podemos citar que no POP3 você pode ter acesso aos e-mails depois de baixá-los sem ter acesso à internet, pois para o IMAP poder entrar para ver suas mensagens uma vez que estão armazenadas no servidor você precisa de uma conexão com a internet para poder para ver seus e-mails.

No caso do IMAP, todos os e-mails são armazenados no servidor, isso permite que você os visualize sempre que quiser, em POP3 os e-mails são baixados do servidor para o seu computador, e se algo acontecer ao dispositivo ou à conta de e-mail, todos as informações seriam perdidas.

As mensagens recebidas no POP3 não podem ser vistas nos diferentes computadores que estão na sua conta, pelo contrário, no IMAP os emails que recebe podem ser vistos em qualquer um deles e pode até fazer alterações neles que se refletirão imediatamente.

Também no IMAP os e-mails ficam armazenados no servidor e não ocupam espaço em nenhum dos dispositivos, ao contrário do POP3, ao abrir a mensagem, ele baixa para o computador e assim você usa mais do seu armazenamento. Tudo o que é criado no IMAP não pode ser lido no POP3.

Vimos para que serve cada um destes gestores de email, também a diferença entre eles, agora para obter mais informações relacionadas com emails pode obter este artigo que lhe ensinará como criar um EMAIL temporário – Emails descartáveis ​​em 10 minutos.