O que é, para que serve e como sei o endereço MAC do meu PC ou celular?

O que é, para que serve e como sei o endereço MAC do meu PC ou celular?

novembro 14, 2021 0 Por Como Posso?

Portanto, nosso objetivo será explicar essa tecnologia para você e aprender como localizar seu endereço MAC em seu computador ou dispositivo móvel, independentemente da marca.

O que é MAC?

Isso é conhecido como endereço físico, é o identificador de uma placa de rede exclusiva que varia de acordo com seu fabricante. É composto de 48 bits expressos em dígitos hexadecimais, portanto, pode ser expresso como “00: 1e: c2: 9e: 28: 6b”.

Metade desses bits corresponde ao fabricante e a outra metade ao modelo do seu computador ou dispositivo móvel. Seu nome deve-se às palavras em inglês Media Access Control e corresponde a placas de rede para diferentes tecnologias, como: Ethernet, IEEE 802.3, Token Ring, WiFi, etc.

Para que serve isto?

Como vimos, serve para identificar qualquer dispositivo de uma rede e ao mesmo tempo permite filtrar aqueles que não estão cadastrados. Por serem identificadores únicos, dá a possibilidade de ser utilizado como administrador permitindo aceitar ou recusar o acesso de um dispositivo a uma rede.

Embora teoricamente este endereço do seu dispositivo seja fixo, é possível modificá-lo para que sua rede seja reconhecível à primeira vista. Mas lembre-se de que quando você se conecta a um roteador, seu endereço MAC é enviado automaticamente.

Portanto, tome cuidado porque você não quer que ninguém seja o proprietário dele. Isso também facilita a obtenção de um endereço IP fixo, o que é raro, pois o roteador tende a mudar após cada conexão . Se você quiser saber qual é a diferença entre um endereço IP e um endereço Mac, vá para este artigo .

Como saber o endereço MAC do seu PC ou celular?

Não é comum que as pessoas saibam como acessá-lo. Naturalmente, é utilizado por quem gerencia uma rede com vários dispositivos conectados ao mesmo tempo e precisa gerenciar melhor seu fluxo. Mas se em casa você quiser saber qual dispositivo tem acesso à sua rede, é possível identificá-lo sem ter que ligá-lo ou desligá-lo.

Saiba +  Como evitar vírus Trojan para proteger meu computador?

Para isso, a seguir mostraremos como você pode acessar sua lista de conectados do seu computador ou dispositivo móvel.

Conheça o seu MAC a partir do seu PC com Windows

Deve-se fazer é a partir do teclado pressionar as teclas ” Windows ” e “R” ao mesmo tempo, fazendo com que apareça a aba “Executar”. Em seguida, digite “cmd” e clique em “OK”, ele abrirá o “Prompt de Comando” que é uma janela com um fundo preto. Continue a escrever “ipconfig / all” e alguns dados aparecerão, localize “Endereço Físico” para saber seu endereço MAC.

Conheça o seu MAC a partir do seu pc com macOS

Vá para a opção “Preferências do Sistema” e selecione a palavra “Rede” para escolher aquela à qual você está conectado. Em seguida, selecione “Avançado” localizado na parte inferior da tela. Várias guias aparecerão entre os “Hardware” quando você selecioná-lo, você verá seu endereço MAC.

Conheça o seu MAC do seu pc com GNU / Linux

Vá até a opção “Console do Sistema” , escreva “ifconfig” e obterá o seu MAC na caixa “HWaddr”.

Conheça o seu MAC a partir do seu dispositivo Android

Acesse “Configurações” , selecione a opção “Wi-Fi”, vá em “Configurações avançadas” e você receberá seu endereço MAC no final.

Conheça o seu MAC a partir do seu dispositivo iOS

Acesse “Configurações”, escolha a opção “Geral” e selecione “Informações”, você pode ver o seu MAC em “Endereço Wi-Fi”. Se você deseja saber como alterar, configurar ou clonar um endereço MAC com um roteador, este artigo pode ser útil.