O que é, para que serve e qual é a importância do Código ASCII?
novembro 14, 2021Para entender a extensão total do código ASCII, é necessário entender como funciona um computador. Os computadores não entendem símbolos ou letras, eles só assimilam números e é através deles que podemos mostrar tudo o que vemos na tela.
É aqui que nasce o chamado código binário, que se torna a base fundamental da computação e se você tiver dúvidas poderá aprender sobre arquivos binários com nossos guias. A verdade é que por meio de zeros e uns (0,1) caracteres, imagens, vídeos e até videogames e programas muito complexos podem ser representados posteriormente.
Pode ser um pouco difícil de assimilar, mas na verdade tudo o que observamos é baseado nisso. Mais tarde, vêm as chamadas linguagens de programação e códigos, que fornecem suporte para tornar os sistemas muito mais complexos. É neste espaço que se encontra o chamado código ASCII.
O que é, para que serve e qual é a importância do Código ASCII?
Quando falamos de código ASCII, estamos nos referindo explicitamente ao American Standard Code for Information Interchange, que seria traduzido como American Standard Code for Information Interchange. Como o próprio nome sugere, este código pretende ser um padrão para representação de caracteres .
O que é código ASCII?
O código ASCII é baseado no alfabeto latino, que é um dos mais usados em todo o mundo, em qualquer caso, é especificamente voltado para a língua inglesa, portanto alguns caracteres típicos da língua espanhola não estão representados, pelo menos não na a primeira versão do código.
O padrão de código ASCII é baseado em um sistema de 7 bits , através do qual 95 caracteres são representados para serem impressos e outros 32 caracteres que não devem ser impressos. Os 95 caracteres mencionados acima são a representação gráfica do idioma inglês em nossos computadores.
Por outro lado, como apontamos anteriormente, existem outros 32 caracteres que não podem ser impressos, estes surgem da necessidade de realizar certas ações que não são visíveis com um personagem. Por exemplo, um caractere não imprimível seria a ação de “excluir” e muitas outras ações do computador.
Importância do código ASCII
O código ASCII é capaz de representar caracteres da língua inglesa, algo essencial em computadores clássicos. Este código nasceu em 1963 e desde então tem impulsionado o desenvolvimento da computação, até o que conhecemos hoje.
Existem vários códigos semelhantes a este, que poderiam ser ainda mais completos, como é o caso da ISO / IEC 8859-1 , com o qual mais caracteres e, portanto, mais idiomas podem ser representados. Em todo caso, o código ASCII, sendo o primeiro padrão reconhecido internacionalmente, promoveu o surgimento e massificação da computação.
ISO / IEC 8859-1
ISO / IEC 8859-1 é um padrão ISO (Organização Internacional para Padronização ou Organização Internacional para Padronização). O padrão está relacionado ao código do alfabeto latino, mas ao contrário do código ASCII , pode incluir vários caracteres presentes em outros idiomas.
É listado como o padrão internacional e é capaz de representar caracteres presentes em pelo menos 19 idiomas . Ele contém 191 caracteres presentes nas línguas latinas e é usado como padrão em vários países ao redor do mundo.
O que apontamos acima é apenas parte de como os computadores funcionam. Além do anterior, se tiver curiosidade e quiser aprender a programar a partir do telemóvel , lembre-se que dispomos de guias a este respeito.