Domótica O que é, para que serve e como funciona esta tecnologia?

Domótica O que é, para que serve e como funciona esta tecnologia?

fevereiro 4, 2023 0 Por Como Posso?
aplicativo de automação residencial para tablet

Entre todas as invenções que o homem fez, existe uma muito relevante que está mudando verdadeiramente o estilo de vida das pessoas, e esta tem o nome de Domótica , um assunto que talvez 20 anos atrás parecia irreal demais para acreditar e que nos permite perceber uma lar inteligente.

O que é Domótica?

aplicativo móvel de livros de móveis para casa

Domótica é aquele sistema encontrado em casas ou qualquer tipo de edificação com a característica de ser sistematizado, ou seja, grande parte da casa, incluindo seus móveis, equipamentos e outros objetos; possui controles de informação, configuração inteligente e entre outras funcionalidades .

Que são gerenciados através de comandos de computador e componentes de macro que automatizam ações e atividades frequentes das pessoas, o que melhora sua eficiência e velocidade.

As características desta ciência são muito extensas, por isso existem 5 principais (programação, conforto, segurança, comunicações e acessibilidade) que explicam detalhadamente tudo o que lhe diz respeito.

Para que serve a automação residencial?

app tablet home

Citando as vantagens mais relevantes, estão: termostatos inteligentes, capazes de criar uma regulação na temperatura interna do edifício, mesmo tendo uma temperatura ideal antes da chegada de um usuário, sendo este localizado por um sistema de geolocalização .

Existem também estores Domóticos, que podem ser abertos ou fechados através de comandos de forma digital , até horários podem ser programados para que abram durante o dia e fechem à noite, tudo isto ao gosto do utilizador.

Além disso, a intensidade da luz de uma sala ou hall pode ser aumentada através de um Smartphone, que pode automatizar esse processo para que as luzes sejam mais altas em horários e horas de escuridão.

Todos os aspectos acima mencionados têm uma característica muito importante a ter em consideração, que, se a programação for feita correctamente, podemos obter uma grande economia de energia em comparação com as casas normais .

Saiba +  Como exportar um certificado digital para uma unidade flash USB para importar para outro computador?

Ou seja, se esse conceito se popularizar, poderemos não apenas gerar um investimento que nos poupará um grande gasto de longo prazo, mas, por sua vez, colaboraremos com o meio ambiente e na preservação das fontes não renováveis.

Como funciona a automação residencial?

Para que tudo isso realmente funcione, é necessário ter três pilares importantes que são atuadores, sensores e controles. Os atuadores destinam-se a tudo o que está relacionado com ações, como as persianas Domotic.

Os censores são aqueles que cuidam dos fatores ambientais antes ou quando o usuário entra na sala, como as luzes e o termostato.

Neste último caso, os comandos podem ser direcionados para diferentes setores, podem acomodar tantos fatores ambientais como os atuadores, são eles os que se encarregam da programação geral de toda a Domótica.

Em poucas palavras, a Domótica é uma ciência que, embora ainda não seja muito popular, logo o será, em cerca de 50 anos muito provavelmente nenhuma construção no planeta estará sem essa tecnologia.

Portanto, quanto mais cedo essa tecnologia começar a se tornar popular, mais rápido ela melhorará o estilo de vida atual das pessoas no planeta .

Por fim, esperamos que este artigo tenha ajudado, mas gostaríamos de saber: Você acha que a automação residencial vai mudar o mundo? Você acha que é realmente útil? Deixe-nos a sua opinião nos comentários.