Como tirar fotos em formato RAW em qualquer celular Android

Como tirar fotos em formato RAW em qualquer celular Android

dezembro 11, 2022 0 Por Como Posso?
como ver fotos em formato raw

Por outro lado, as imagens JPG removem todos os dados extras para que tenham o menor peso possível. Com RAW tiraremos fotografias “cruas”.

passos para tirar fotos cruas

 

Como tirar uma foto RAW no Android com a Câmera FV-5 em poucas etapas

Quase todos os dispositivos móveis Android Lollipop 5.0 ou superior têm a função RAW integrada na câmera. Para tirar fotos RAW, seu dispositivo deve ser compatível com Mobile 2 API.

Caso não o tenha, você pode baixar o aplicativo Camera FV-5 Lite  da versão mais recente da Google Play Store .

Depois de instalado, abra o aplicativo e insira suas configurações. Você pode encontrá-lo no canto superior direito da tela. Um menu suspenso com cinco guias será aberto.

Vamos nos posicionar no terceiro, configurações de codificação de fotos . É representado por um ícone de fotografia. A partir daí, verificaremos a seção Ativar captura RAW.

Se você prestar atenção agora, a seção Formato do arquivo muda para DNG , correspondendo às fotografias RAW.

Pronto, você já tem seu aparelho configurado para tirar fotos de alta qualidade sem quaisquer restrições. Deve-se notar que esses tipos de imagens ocupam consideravelmente mais espaço do que as imagens JPG ou PNG, por isso é aconselhável usar um cartão SD para salvá-las sem ocupar espaço de armazenamento no seu dispositivo. Outra alternativa é liberar espaço de armazenamento interno para que você possa salvar essas fotos de alta qualidade no seu celular.

Você pode regular o ISO, a velocidade do obturador, o balanço de branco, a exposição e acessar outras ferramentas de uma câmera profissional.

Não é recomendado que você tire uma fotografia no formato RAW se quiser enviar uma fotografia de alta qualidade para o Facebook ou outra rede social. Você pode usar os formatos PNG ou JPG que manterão uma boa qualidade em suas imagens e acima de tudo terão um peso muito menor.

Saiba +  Como habilitar o bloqueio anti-roubo em seu telefone celular Android

Para se ter uma ideia, uma fotografia RAW pesa aproximadamente 16 MB, enquanto uma fotografia JPG pesa cerca de 4 MB. Outro fato importante é que você não poderá ver suas imagens na galeria de fotos , pois seu peso não é suportado pela galeria de imagens.

Existe outro aplicativo com o qual você pode tirar fotos RAW. Estamos falando sobre Open Camera. É um aplicativo gratuito que é continuamente aprimorado com suporte às tecnologias Android. Com ele você pode tirar fotos no modo manual e salvá-las no formato RAW posteriormente.

fotos em formato raw

Como editar uma foto RAW do seu Android com Adobe Photoshop Lightroom

Para poder editar uma fotografia RAW de seu Android, você deve baixar o aplicativo Adobe Photoshop Lightroom. Você pode fazer isso na Play Store oficial .

Com ele, você pode abrir fotos RAW em seu Android para visualizá-las e editá-las. O aplicativo é muito fácil de usar, então você não precisa ser um especialista em edição.

Você pode editar aspectos como:

  • Temperatura de admissão
  • Matiz
  • A exposição
  • O contraste
  • As luzes e sombras
  • Saturação e intensidade disso
  • O nível de preto e branco

Dedique alguns minutos para explorar e ver todas as funções que este aplicativo possui, como mencionamos antes, é um aplicativo muito intuitivo.

Se você tiver alguma dúvida sobre como tirar fotos no formato RAW em qualquer celular Android, deixe-nos seu comentário para que possamos ajudá-lo.