Como modificar o estilo CSS de um template WordPress

Como modificar o estilo CSS de um template WordPress

março 29, 2022 0 Por Como Posso?

Para muitos criadores de blogs e sites, o WordPress é uma ferramenta essencial para atualizar o conteúdo do site de forma rápida e fácil. No entanto, em muitas ocasiões, queremos dar ao nosso site um toque pessoal com designs em diferentes cores, tamanhos de fonte e estilos.

Para isso, podemos modificar o estilo CSS do template WordPress. Mas o que é CSS? Como você pode usar CSS para mudar a aparência do seu blog? Aqui nós ensinamos você.

Para começar, vamos começar entendendo o que é CSS. Em suma, é uma folha com linhas de código, que dão estilo aos diferentes elementos HTML que compõem uma página web.

Ao alterar os valores nas diferentes propriedades e seletores, você pode modificar a aparência da página. Explicamos resumidamente como criar um cabeçalho CSS elegante para sua página da Web  e ser capaz de modificar o estilo CSS do seu modelo no WordPress.

Como modificar o CSS em um template WordPress?

Existem várias maneiras de editar o código CSS no WordPress, mas aqui vamos explicar uma das mais fáceis: por meio do editor dinâmico do próprio aplicativo. Este recurso está disponível desde a versão 4.7 do WordPress. Apenas clicando no menu “Aparência” → “Personalizar” → “CSS Adicional”, você terá acesso a uma área de edição de CSS com boas funcionalidades.

Mas agora, como você sabe quais elementos deseja personalizar em sua página? Para isso, usaremos o inspetor de elementos do seu navegador. Por exemplo, o Firefox permite que você modifique ou altere de maneira fácil e fácil o texto ou elemento de sua página da web.

Para fazer isso, abrimos a página da web ou blog WordPress cuja aparência queremos mudar e nos colocamos no elemento que queremos editar, clicando com o botão direito nele, selecionamos”Inspecionar” no menu suspenso. Um painel será aberto, onde o código HTML desse elemento é exibido de um lado e os códigos CSS que dão estilo ao outro.

Mesmo no mesmo painel, ao encontrar os elementos, rótulos e seletores que deseja personalizar, você pode tentar alterar os valores das propriedades desejadas para que possa ver imediatamente sua aparência no lado esquerdo da tela. Agora tudo que você precisa fazer é reescrever o CSS no WordPress.

Como sobrescrever o código CSS no WordPress?

Agora que você conhece os elementos que deseja editar no CSS do WordPress, volte ao post e abra o editor dinâmico. Em seguida, digite a tag ou elemento que deseja modificar com base no que você fez anteriormente no inspetor de elemento do navegador. Finalmente, coloque as propriedades que deseja alterar e coloque novos valores personalizados. Dê ao seu site a aparência que você mais gosta!

Saiba +  Como editar o cabeçalho e rodapé no WordPress

Lembre-se de que você deve seguir a estrutura do código CSS conforme visto no inspetor de elementos do navegador. Uma vantagem do editor CSS dinâmico do WordPress é que ele torna a edição fácil com vários recursos, como destaque de código que ajuda a identificar classes, tags e valores. Além disso, possui um autopreenchimento de texto integrado e um detector de erros de digitação.

Existem muitas propriedades que você pode modificar para dar uma mudança de estilo à sua página, por exemplo: você pode alterar a aparência dos títulos e subtítulos representados pelas tags H1, H2,… Com as propriedades: font-size, text -família, cor, fundo, entre outros.

Além disso, você pode inserir ou alterar facilmente um FAVICON, o plano de fundo dos campos do formulário, a cor dos botões e o texto neles. Modifique até a aparência de alguns elementos antes de uma ação, como: a cor dos elementos de um menu ao passar o mouse sobre eles ou clicar neles.

No entanto, você deve ter cuidado ao alterar algumas das propriedades pertencentes a certos elementos no código CSS. Uma vez que estes podem modificar e arruinar completamente a estrutura do seu site. Algumas dessas propriedades são: largura, altura, preenchimento, margem, posição, exibição, entre outras. Se você não consegue identificar a qual aspecto uma propriedade se refere, não a modifique.

Agora, personalizar seu blog ou site é muito fácil! Projete seu site de acordo com sua preferência e edite o cabeçalho e rodapé no WordPress, tornando-o mais atraente para os visitantes.