Como otimizar e acelerar o WordPress para ser mais rápido e leve

Como otimizar e acelerar o WordPress para ser mais rápido e leve

dezembro 15, 2021 0 Por Como Posso?

Se você usa o WordPress como gerenciador de conteúdo do seu blog, terá interesse em saber como otimizar e acelerar o WordPress para ser mais rápido e leve. Embora não seja segredo para ninguém que este é um dos gerenciadores de conteúdo mais populares, poucos sabem como otimizá-lo ou acelerá-lo.

Isso é muito importante, para que seu site ou blog feito em WordPress carregue mais rápido e os leitores não percam tempo. Aqui você encontrará todas as dicas e sugestões que o ajudarão a fazer o seu gerenciador de conteúdo da web funcionar melhor e de forma otimizada.

Antes de fazer o login, pode ser necessário  habilitar o registro do usuário no WordPress, para que você possa adicioná-lo facilmente.

Como otimizar e acelerar o WordPress?

Atualmente, existem muitas maneiras que você pode usar para otimizar e acelerar o WordPress, mas algumas maneiras que você nem precisará usar. Justamente por isso, é que aqui você encontrará as formas mais úteis que realmente funcionam, para melhorar a performance e acelerar o WordPress.

A primeira coisa que você deve fazer é verificar a velocidade do seu blog ou site, para saber exatamente o que você precisa melhorar. A seguir, você conhecerá cada seção que pode melhorar no WordPress para otimizar e acelerar seu site ou blog:

  • Imagens: um dos conteúdos que desacelera o seu blog ou site criado no WordPress são as fotos grandes que você carrega. Para isso, basta otimizar as fotos com um compressor, assim o tamanho das fotos permanecerá o mesmo, mas pesarão menos KB.
  • Vídeos: Os vídeos são sem dúvida um dos conteúdos multimédia que mais consomem recursos e tornam o WordPress relevante, pelo que não é aconselhável carregá-los diretamente. A melhor coisa que você pode fazer é carregar seu vídeo no YouTube e depois inserir o endereço no WordPress e você usará os recursos do YouTube.
  • Reduza o número de postagens: Outra forma muito eficaz de otimizar seu site usando o WordPress é reduzindo o número de postagens que aparecem em uma única página. O recomendado para você, seria cerca de 10 posts para cada página, assim será mais rápido o carregamento do seu site e você perderá menos recursos nele.
  • Desative os plug-ins: Se você tem plug-ins no seu WordPress e não os está usando, é melhor desativá-los para que não consumam recursos do sistema. Além disso, se você tiver alguns que não usa mais, é melhor excluí-los para otimizar ainda mais o sistema.
Saiba +  Como modificar o estilo CSS de um template WordPress

Outras recomendações a serem seguidas para otimizar e acelerar o WordPress

Se você já seguiu à risca os conselhos acima, com certeza já tem um WordPress otimizado e muito mais rápido. Se você quiser aprimorá-lo ainda mais, existem outras recomendações que farão do WordPress a melhor experiência de desempenho para criar seus sites ou blog.

Essas são as outras recomendações que você deve seguir, que até agora ninguém havia lhe dito para otimizar e acelerar ainda mais o WordPress.

  1. Mantenha o WordPress sempre atualizado, tanto seus temas quanto seus plugins.
  2. Analise plug-ins que estão lentos ou não funcionam e troque-os por plug-ins mais rápidos.
  3. Use um modelo leve para criar seu conteúdo.
  4. Instale um plugin de cache, acredite ou não, isso fará a maior diferença.
  5. Aumente a memória destinada ao WordPress.
  6. Desabilite o arquivo cron, este arquivo consome muitos recursos.
  7. Restringir a pulsação do WordPress, esta função mantém o WordPress ativo o tempo todo, tornando-o mais lento.
  8. Otimize o hosting, o ideal é que mude para um de melhor qualidade.
  9. Ative a compressão Gzip, assim seu site pesará menos.
  10. Desative as tags de entidade, estas cuidam de verificar o seu site e torná-lo mais lento.
  11. Instale o Google AMP, esta tecnologia do Google fará seu site voar e carregar mais rápido.
  12. Otimize o banco de dados WordPress, se você fizer isso verá como seu site leva menos tempo para resolver a chamada no banco de dados.

Lembre-se que, ao seguir todas essas dicas, você passará a ter um melhor desempenho no seu site e o seu WordPress ficará mais rápido do que nunca. Lembre-se de não parar de seguir este post, que sempre traz os melhores tópicos de tecnologia para você resolver seus problemas.