Como me proteger contra malware e quais são os tipos que existem?

Como me proteger contra malware e quais são os tipos que existem?

novembro 11, 2021 0 Por Como Posso?

Em poucas palavras, pode-se dizer que malware é uma espécie de “doença” que tenta interferir no bom funcionamento de um sistema, dispositivo, computador, etc. Seu objetivo pode ser variado, mas é sempre malicioso.

O que estamos nos referindo é que pode haver malware para espionar atividades na Internet, roubar informações, bloquear o computador, roubar dinheiro, controlar processos do computador. Resumindo, tentar prejudicar uma pessoa para que o criador do malware possa ter lucro.

Como posso ser infectado?

Geralmente, malware  ou vírus vêm em arquivos .exe que baixamos da Internet. Muitos outros são executados por código em sites , também por e-mail. Podemos encontrar código malicioso em arquivos compactados como .rar, vários documentos como PDF, etc.

Essa classe de arquivos está sempre disfarçada como arquivos benignos , ou seja, arquivos de que geralmente precisamos ou que procuramos em determinados programas nos quais confiamos, por exemplo.

É bastante comum quando você tenta baixar coisas grátis da internet, encontrar esse tipo de surpresas.

Que tipo de malware existe? Que tipos de vírus existem?

Existe uma grande quantidade de malware, cada um com sua definição, pois cumprem funções e objetivos distintos .

Vírus

O vírus é uma espécie de programa cujo objetivo é destruir ou alterar algo no sistema por meio de algum tipo de arquivo .exe ( executável ).

Spyware

Um dos mais “ conhecidos ” infelizmente e é um software que, enfim, espia a nossa atividade no computador. Reúne informações sobre a nossa atividade em termos gerais. É normalmente utilizado para recolher dados para empresas de publicidade e, desta forma, ter publicidade personalizada ao navegar na Internet.

Ransomware

O que ele faz é tentar bloquear o acesso a todo o nosso computador ou parte de seu sistema. Em muitas ocasiões, quando tentamos entrar no computador, vemos um site que parece muito sério, onde nos pedem dinheiro para podermos liberar o PC.

Adware

É bastante comum, é uma propaganda enganosa e massiva . O que acontece é que, ao navegar na Internet, vemos muitos anúncios irritantes em diferentes sites. Quando o próprio site não possui publicidade, o programa malicioso é responsável por adicioná-la ao nosso navegador.

Saiba +  Como ter serviço de Internet em áreas rurais sem cobertura?

Trojans

Esta classe de malware são programas que aparecem em nosso computador após a instalação de outro programa . Em muitas ocasiões, baixamos programas de sites oficiais, clicamos em ” Avançar ” sempre que instalamos. E sem perceber, estamos aprovando a instalação dessa classe de programas maliciosos que adicionam ” portas dos fundos ” ao nosso PC.

Scareware

É um software que é responsável por gerar medo no usuário ao fazê-lo acreditar que seu computador está com algum tipo de problema e oferecer uma solução para o mesmo. Quando você executa a ” solução mágica “, está dando à pessoa por trás desse malware acesso ao seu computador.

Keylogger

Seria um registrador de teclado.Você está imaginando o que ele faz? Basicamente, ele captura todas as teclas que você pressiona ao navegar no computador . Desta forma, você pode roubar senhas, contas bancárias, etc.

Para evitar isso, você deve se lembrar de fazer o login com segurança ao usar computadores públicos , dessa forma você evitará o perigo.

Exploits

Eles são encontrados em aplicativos, programas, jogos, etc. Eles aproveitam as lacunas de segurança de diferentes aplicativos ou jogos para explorá-lo. Também pode acontecer, como você deve estar imaginando, em um sistema operacional. O que é um risco enorme. Por isso é importante manter tudo atualizado.

Como se proteger contra malware

Não existe uma receita mágica para isso. Nenhum antivírus o protegerá 100%. Idealmente, você deve tentar ter um antivírus confiável e popular que esteja sempre atualizado. Por esse motivo, recomendamos que você conheça o melhor antivírus gratuito e pago para Windows .

Mas o mais importante é usar consistência ao navegar na internet. Se não formos consistentes e conscientes dos riscos. Portanto, nenhum antivírus pode nos ajudar.