Como fazer um certificado ou diploma em Word passo a passo

Como fazer um certificado ou diploma em Word passo a passo

janeiro 5, 2022 0 Por Como Posso?

Pode ser necessário criar um certificado ou diploma para entregar a uma ou mais pessoas devido a um evento ou curso anterior. Hoje, no Comoposso.net, ensinaremos passo a passo como fazer um certificado ou diploma em Word. Preste muita atenção e siga cada uma das etapas para que você possa obter um certificado super original criado por você.

Como bem sabemos, o Microsoft Word é uma excelente ferramenta que não serve apenas para criar ou editar documentos desde o nosso telemóvel ou PC. Pois também nos dá a possibilidade de criar certificados ou diplomas com rapidez e facilidade, que lhe mostraremos mais tarde.

Normalmente no Word podemos encontrar vários exemplos e templates prontos só para editar, se você notar que gosta de algum, pode fazê-lo e se não, vamos começar do zero. Também lembramos que você pode  baixar modelos para Word gratuitamente, o que não levará nem 5 minutos.

Se você planeja imprimi-lo posteriormente, deverá fazê-lo em um papel especial, caso contrário, poderá enviá-lo apenas pelo correio e deixar que cada pessoa cuide dele. Na verdade, você pode imprimir este documento do Word em preto e branco ou em cores, que é a opção mais recomendada para que o certificado seja muito mais marcante.

Passos para fazer seu certificado ou diploma em Word:

Antes de mais nada, para começar a fazer um certificado ou diploma em Word, você deve abrir o seu Word. Não importa que ano seja, pois em qualquer versão você tem todas as ferramentas necessárias. Uma vez feito isso, você deve selecionar uma folha completamente em branco e ir para a parte de formatação e iremos configurar a página, para isso temos a opção com uma mini seta.

Nós clique lá e vamos modificar todas as margens igualmente (2 e 2) e vamos colocar a folha na horizontal, uma vez que seria a maneira correta de um diploma. E assim teríamos a planilha onde faremos nosso trabalho pronta.

Com tudo isso, a primeira coisa que faremos é inserir uma imagem de fundo e clicar duas vezes sobre ela. Devemos modificar a localização para que na parte de »Ajustar ao texto» você coloque »Atrás do texto» e possa acomodá-lo no fundo.

Geralmente você deve deixar uma borda, mas ajustá-la com o mouse impossibilitará que ela tenha as mesmas dimensões, então iremos para a parte inicial. Na categoria de parágrafo, você pode ver uma pequena caixa dividida na qual você clica e uma lista inferior rola.

Selecione a última opção “Bordas e sombreamento” e na parte inferior selecione as bordas, você notará várias opções onde diz »Arte» você seleciona um modelo »Geralmente o tamanho deste último deve ser aumentado até o seu limite.

Saiba +  Como posso alterar o espaçamento entre linhas no Word?

Quando estiver pronto, você deve adicionar os logotipos da instituição correspondente e organizá-los. O mais recomendado é que sejam PNG para que seu certificado tenha uma boa aparência. Depois disso »insira o texto», mas sem fundo e moldura (deve ser transparente)

E o que você está vestindo agora?

Escreva Diploma ou certificado (conforme o caso) e posicione no meio, ajuste o tamanho, mude a fonte para uma que você goste (normalmente nestes casos é usado »Times New Roman») Agora você deve começar a quebrar o texto que começa com o nome da pessoa ou instituição que o certifica e a quem se dirige por ter cumprido o tempo correspondente.

O nome da pessoa que vai recebê-lo está em uma fonte elegante, como »Edwardian Script ITC» e continua as outras letras com a fonte anterior. No final de tudo está escrito o motivo pelo qual este diploma foi concedido, um exemplo seria »Certificado de bioanálise»

E finalmente a data de emissão e o país. Um pouco abaixo do nome da certificadora, do diretor e em alguns casos do aluno. Você fará uma linha abaixo de cada nome e tentará colocá-los todos no mesmo nível. E pronto! então você já deve ter seu diploma ou certificado em mãos.

Como pode ser mais rápido gerar meu certificado?

Se fazê-lo ao seu gosto considera que demora muito, pois tem a opção de fazê-lo com os milhares de modelos que o Word traz, pode escolher um e depois modificar alguns pequenos detalhes.

Outra maneira é um gerador de certificados, mas dessa forma eles nunca sairão do jeito que você gosta se você não tiver que se contentar com o resultado. Eu recomendo que você seja paciente e faça você mesmo.

 

Certifique-se de que os fundos que você usa são em tons claros e se é uma paisagem ou figura que possui opacidade para que as letras possam ser vistas. Este procedimento não precisa ser feito para todos os outros certificados, mas baseado nisso você edita para os outros e será muito mais rápido.

Finalmente, se o Microsoft Word parece muito complicado, então o convidamos a tentar fazer certificados usando o Microsoft Publisher, que é uma alternativa muito boa.