Como criar macros usando o Microsoft Word – passo a passo

Como criar macros usando o Microsoft Word – passo a passo

dezembro 15, 2021 0 Por Como Posso?

Essas ferramentas são atualmente as mais utilizadas pelo usuário médio para o preenchimento de seus documentos. Um desses programas que teve desde o seu início e continua a ter muito sucesso hoje é o Microsoft Word .

Como criar macros usando o Microsoft Word?

O Word é um programa de computador voltado para processamento de texto , com o qual é possível criar arquivos de informação textual. Possui várias funções, entre as quais: alterar as medidas das margens , colocar diferentes cabeçalhos e rodapés , colocar frames, alterar textos em maiúsculas ou minúsculas , etc. Com o qual podemos controlar a qualidade do nosso trabalho.

Com o tempo foi atualizando e aprimorando cada uma de suas funções, atualmente possui ferramentas que controlam cada parte deste programa . O que nos dá a capacidade de interagir de forma simples com sua interface.

Se soubermos usar cada uma dessas ferramentas, poderemos criar documentos de uma forma muito mais prática do que de costume. Uma das funções mais marcantes é o uso de macros .

Com esta função, podemos automatizar ações que fazemos regularmente . Para aprender um pouco mais sobre este tópico preparamos este artigo onde explicaremos todos os passos que devem ser seguidos para usar macros no Word.

Etapas para criar macros usando o Word

O primeiro passo para criar uma macro é abrir o programa Word, uma vez aberto vamos às opções da barra superior e selecionamos a última, “Visualizar” . A guia de opções será exibida e selecionamos a opção «Macros» à direita .

A seguir, escolhemos «Gravar macro» e abre-se uma caixa, nela colocamos o nome da nossa macro na barra «Nome da macro» . Recomendamos deixar em .dotm , desta forma ficará disponível para ser utilizado em todos os nossos documentos.

Finalmente, podemos colocar uma «Descrição» na parte inferior e clicar em «OK» , com esta ação a nossa macro começará a ser gravada. Agora podemos começar a realizar as ações que queremos automatizar.

Saiba +  Como criar ou fazer palavras cruzadas no Word em poucos minutos

É importante observar que enquanto uma macro está sendo gravada, não é possível usar o mouse dentro da planilha. Portanto, devemos conhecer os comandos e executar as ações do menu na parte superior. Para parar a gravação, clicamos na caixa na barra inferior.

Etapas para executar uma macro usando o Microsoft Word

Uma vez que nossa macro foi criada para executá-la, devemos adicioná-la à barra de ferramentas localizada na parte superior esquerda da tela. Isso para tê-lo em mãos e poder usá-lo sempre que quisermos.

Para realizar esta ação devemos selecionar a opção «Arquivo» na parte superior esquerda, onde selecionamos a última alternativa «Opções» . A janela «Opções do Word» abrirá e selecionaremos «Quick Access Toolbar» .

Clicamos na primeira opção «Comandos disponíveis» e selecionamos «Macros» , abaixo veremos todas as macros que criamos e marcamos a que acabamos de realizar. Agora clicamos na opção “Adicionar” localizada no centro da janela.

Com esta ação, ele será adicionado à caixa do lado direito, o que significa que já está na Barra de Ferramentas de Acesso Rápido. Se você deseja editá-lo, selecione-o na caixa à direita, clique em “Modificar” na parte inferior.

Iremos obter uma caixa de símbolos, aqui podemos escolher o ícone que queremos representar nossa macro na barra de ferramentas. Em seguida, clicamos em “Aceitar” e novamente em Aceitar.

Desta forma, a macro que fizermos será adicionada automaticamente à nossa barra de ferramentas. Agora podemos executá-lo quando quisermos, bastando clicar no ícone para que ele seja executado.