Como fazer o Google Chrome consumir menos memória RAM – Economize RAM

Como fazer o Google Chrome consumir menos memória RAM – Economize RAM

janeiro 14, 2022 0 Por Como Posso?

Como otimizar o Chrome para consumir menos recursos

Limite o uso de extensões

As extensões do Chrome costumam ser atraentes devido às funções extras que podem oferecer. No entanto, devemos ter em mente que quanto mais extensões instalamos no navegador, mais RAM é consumida.

Por sua vez, algumas extensões muito interessantes podem consumir uma grande quantidade de RAM. Portanto, em muitos casos, é melhor limitar o uso de extensões e, se possível, não instalar nenhuma para economizar o máximo de RAM possível.

Mantenha o navegador atualizado

Isso é algo recomendado em todos os aplicativos que você instalou. Manter o Google Chrome atualizado é essencial, pois não só é possível corrigir problemas de segurança como às vezes novas funções são adicionadas. Mas o desempenho e o consumo do aplicativo também são otimizados.

O Google trabalha muito para fazer o Chrome consumir menos RAM e a cada atualização faz isso. Por isso é fundamental que você mantenha o navegador atualizado.

Para mantê-lo atualizado, basta ir aos três pontos encontrados no canto superior direito e depois ir em” Ajuda” e” Informações do Google Chrome” aqui podemos atualizar o navegador.

Como evitar que o Google Chrome consuma RAM

Cuidado com o uso de cílios

Isso é essencial, quanto mais guias você abrir, mais RAM irá consumir. Portanto, recomendamos que se você tiver um computador com poucos recursos ou muitos aplicativos abertos, tente manter o menor número de guias abertas ao mesmo tempo.

Existe uma extensão chamada OneTab que basicamente fecha as guias e as armazena em cache. Assim, quando quisermos acessar rapidamente o conteúdo dessa aba com um simples clique, o façamos instantaneamente, economizando muita RAM no processo.

Quando você tiver várias guias abertas, clique no ícone OneTab e todas elas se tornam uma única guia com uma lista dos sites que foram abertos. Quando quiser acessar o conteúdo dessas abas, basta clicar nos links.

Saiba +  Extensões do Chrome para YouTube - melhore a classificação de seus vídeos

Você também pode ir em” Restaurar tudo” para abrir todas as abas, tudo isso acontece imediatamente sem ter que recarregar os sites.

Limpe o cache do navegador Google Chrome para que consuma menos RAM

Algo bastante útil para consumir menos RAM é manter o cache do navegador limpo. Se você não limpou o cache do navegador por muito tempo, pode ter um grande número de arquivos salvos.

Esses arquivos são de sites que visitamos ao longo do tempo e de muitos desses sites que talvez nunca mais visite. Portanto, seria uma excelente ideia limpar o cache em intervalos de alguns dias.

Como limpar o cache do Chrome? Vá para os três pontos no canto superior direito da tela. Depois disso, vá para”Mais ferramentas” e”Limpar dados de navegação”

Uma nova guia é aberta com uma janela pop-up. Aqui você pode escolher se deseja deletar o cache” Desde sempre” ou selecionar a hora desejada. Ao mesmo tempo, você pode excluir o histórico de navegação, cookies e outros dados de sites, arquivos e imagens armazenados em cache. Assim que tudo estiver selecionado, basta clicar em” Excluir dados“.

Como você pode ver, é muito fácil aprender como fazer o Google Chrome consumir menos RAM e economizar o máximo possível de RAM.