Como fazer o efeito de superexposição no Photoshop? – Passo a passo
setembro 21, 2022Sabendo o que é Adobe Photoshop, para que serve e para que servem as suas ferramentas , o resto é moleza. Esse efeito é quase tão popular quanto o efeito de dispersão de partículas no Adobe Photoshop.
Esse recurso costuma ser conhecido como “ dupla exposição ”, mas qualquer que seja o nome, ambos os termos dão uma indicação de suas características.
Nesse sentido, o efeito surge por termos duas imagens, uma sobreposta à outra, fazendo com que se fundam numa só , mas onde podem ser apreciados elementos de cada uma.
Ou seja, em geral, é escolhida uma fotografia que é aquela que você deseja destacar ou colocar acima de uma segunda. Em vez disso, o último terá um personagem de fundo, para adicionar algum elemento ou sensação específica, bem como situações semelhantes.
Faça uma dupla exposição
Embora este seja um procedimento simples, para simplificar, compreender e realizar, iremos explicá-lo apresentando-o passo a passo.
Mas primeiro, você terá que selecionar os elementos com os quais trabalhar. Desta forma, a foto principal é aquela que estabelecerá a forma ou figura, devendo conter um espaço “ branco ”.
Esta última não será necessariamente a cor mencionada, mas deve ser bem clara. Desde então, visa delimitar correta e claramente as formas incluídas na imagem.
Enquanto a segunda fotografia pode ser qualquer um. Estes geralmente tentam adicionar textura ou um determinado elemento que o primeiro não possui.
Primeiro passo
Isso visa corrigir o contraste e o brilho da primeira foto. Para isso, o Photoshop será iniciado e um novo arquivo será criado. A seguir, a imagem 1 será inserida para que possa ser ajustada corretamente à mesa de trabalho em questão.
E com isso feito, o elemento principal começa a receber mais contraste e brilho para conseguir o efeito de superexposição no Photoshop.
Então você deve clicar em ” Imagem “, depois clicar em ” Configurações “, e depois na opção ” Brilho / Contraste ” e assim poder ajustar os parâmetros.
Além disso, é preciso lembrar que o que se busca é gerar uma diferença notável entre os tons escuros e claros que a representação possui.
Segundo passo
Assim, o fundo da primeira foto será removido, o que é mais fácil se for de uma cor neutra. Assim, opta-se pela ” Varinha Mágica “, e clica no fundo.
Se um elemento extra também estiver incluído com isso, a ferramenta ” Laço ” será usada para retirá-los da seleção. Em seguida, o fundo é removido para criar e pintar uma nova camada em uma cor neutra e clara que será a base da composição.
Terceiro passo
Com os passos 1 e 2 realizados, passamos a adicionar a fotografia secundária de ” Arquivo ” e ” Colocar elementos incorporados “. Isso é ajustado levando em consideração que apenas o fundo será visto na parte diferente da foto principal.
Ele pode ser expandido, girado, invertido ou qualquer alteração necessária. E não haverá problema se mais tarde você quiser modificar ou mover, isso pode ser feito.
Quarto passo
No qual será feita a máscara de recorte, que permanecerá como base do efeito de superexposição no Photoshop. Em seguida, clique com o botão direito na camada da segunda imagem e escolha o item ” Criar máscara de corte “.
Consequentemente, ele será recortado simulando as formas da fotografia principal. Deve-se notar que este efeito só é alcançado se o último tiver espaço em branco.
Quinto passo
Finalmente, a superexposição será moldada. Para isso, você deve diminuir a opacidade na camada da segunda imagem .
É importante encontrar um ponto médio para que as imagens possam se misturar perfeitamente, que é o que esse efeito consiste.
Assim, você já terá terminado de aplicar o efeito de superexposição no Photoshop , embora se quiser, pode fazer alterações ou retocar antes de salvá-lo.