Como desinstalar o Microsoft Edge no Windows 10 facilmente
março 16, 2022O Microsoft Edge é um navegador que foi lançado para competir com os principais navegadores do mercado como: Google Chrome e Firefox entre outros, e foi criado pelo Windows 10 para tirar o Internet Explorer e obter concorrência leal com outros navegadores.
Muitos usuários não consideram que este novo navegador seja um concorrente de outros e decidem não usá-lo, mas é irritante que seja tomado como padrão e eles precisem removê-lo do sistema operacional sem sucesso. No entanto, podemos desativar o início automático do Microsoft Edge ao iniciar o Windows 10.
Alguns contras deste navegador são:
- Não é personalizado e suas configurações não são completas como outros navegadores.
- É limitado em aspectos de navegação, é lento e é uma falha que já encontramos no Internet Explorer.
- Não possui extensões para melhorar a navegação em certas páginas da web e este é um ponto a ser considerado em relação ao Firefox e ao Chrome.
Como desinstalar o Microsoft Edge no Windows 10?
- Faça login no Windows 10 com seu perfil de Administrador para desinstalá-lo, pois ele solicitará permissões especiais para fazer isso.
- A partir daqui iremos para o Windows Explorer e procuraremos o seguinte endereço: C: Windows systemApps.
- Neste endereço, procuraremos a seguinte pasta: « Microsoft.MicrosoftEdge_8wekyb3d8bbwe «.
- Nesta pasta clicaremos com o botão direito sobre ela, no menu de opções selecionaremos a opção «Propriedades».
- Na nova janela Propriedades, procuraremos a opção «Segurança» e aí «Opções avançadas».
- Clicaremos na opção de mudança de titularidade e ela o guiará até chegar a uma área onde deverá colocar a palavra “Administradores”.
- A partir daí, pressionamos a opção “Verificar nomes” e aí a conta do Administrador será atribuída para fazer as modificações correspondentes para realizar esta desinstalação.
- Ao fazer isso, devemos Aceitar para ir para o painel anterior de «Configurações avançadas de segurança».
- Você verá um check-in para substituir o administrador e devemos selecioná-lo, ao final pressione “OK”.
- Volte para a janela”Propriedades” e depois em”Editar” para alterar as permissões de administrador.
- Selecione a caixa que nos permite ter controle de administrador, “ Controle Total”, marcamos a opção “Aplicar” e depois “OK”.
- Desta forma temos total controle dentro do Microsoft Edge para podermos eliminá-lo se quisermos, mas tenha em mente que devemos estabelecer um backup dele, pois esta eliminação pode levar a erros no sistema operacional.
- Voltaremos a «Propriedades» e, em seguida, verificaremos a opção «Somente leitura».
- Ao executar esta ação, o Microsoft Edge inativo do Windows não pode mais ser usado como o navegador padrão.
- Dentro da pasta, você pode modificar seu nome para poder encontrá-la com mais precisão se reativá-la como navegador.
Importante: O navegador deixará de ser utilizável por qualquer usuário, mas o importante é não eliminá-lo por completo, para qualquer erro devemos sempre fazer um backup de emergência e restaurar os valores padrão para não gerar conflitos dentro do Windows. Também podemos impedir que o Microsoft Edge seja executado em segundo plano.
Seguindo os passos você será capaz de eliminar ou desabilitar o Microsoft Edge do seu sistema operacional e poder usar apenas os navegadores que você sempre usou sem a necessidade de entrar em conflito com os demais, como Firefox, Chrome ou Opera. Mas se você se arrependeu e deseja reinstalar o Microsoft Edge, você pode baixá-lo de seu site oficial.
Este passo a passo explicativo ensinou como desinstalar o Microsoft Edge no Windows 10 facilmente, pois neste guia você pode encontrar muitos mais em comoposso.net.