Como declarar e trabalhar com matrizes ou matrizes bidimensionais no Excel

Como declarar e trabalhar com matrizes ou matrizes bidimensionais no Excel

julho 28, 2023 0 Por Como Posso?
ícone do excel com fundo do caderno

Uma matriz é definida como uma tabela bidimensional que contém uma série de números de quantidades abstratas nas quais todos os tipos de operações podem ser realizados.

Da mesma forma, arrays ou arrays são conjuntos de elementos adicionados sequencialmente à planilha. O que pode variar dependendo do tipo de dados.

As matrizes são classificadas por dimensões, que determinarão a lista e a coluna que conterá os elementos . As matrizes estão sujeitas a alterações, portanto, é possível redimensioná-las . Sabendo disso, caso o array tenha duas dimensões, ele pode conter os dados informativos que uma matriz contém.

Como o Excel é capaz de realizar operações matemáticas por meio do uso das fórmulas indicadas, um número real pode ser designado em cada caixa da planilha para fornecê-la como dados a serem trabalhados.

Tudo vai depender da capacidade organizacional que você tiver para trabalhar com matrizes ou arrays bidimensionais configurando o valor no local indicado.

operações em excel

Outra opção que o Excel oferece é preencher os dados da planilha em um vetor.

 

Razões para criar uma fórmula para trabalhar com matrizes bidimensionais

Também podendo ser estabelecidas como fórmulas matriciais, o objetivo é criar uma série de operações matemáticas para garantir a eficiência do cálculo entre os dados.

Um dos maiores problemas é que esse tipo de operação complexa não pode ser executado pelas funções comuns das planilhas do Excel.

Algumas pessoas que possuem um comando avançado dessa ferramenta da Microsoft as chamam de fórmulas CSE , ou seja, “ Ctrl + Shift + Enter ”.

Isso porque é a seqüência necessária em que as teclas devem ser pressionadas para escrever a fórmula no software. Porém, apesar de serem consideradas como operações impossíveis, podem ser alcançadas por meio dela:

  • Realize a contagem do número de caracteres em um determinado intervalo de células.
  • Some cada valor em um intervalo de valores especificado.
  • Finalmente, adicione os números que atendem a condições específicas. Como os valores mais baixos ou os números que abrangem os limites superior ou inferior da matriz.
Saiba +  Como adicionar barra de progresso na minha planilha Excel

Fórmulas de matriz para Excel

Embora trabalhar com matrizes ou matrizes bidimensionais tenha parecido um método impossível até agora, aqui você encontrará a maneira simples de consegui-lo.

O objetivo geral é realizar uma operação matemática sobre vários elementos que pertencem a uma matriz, portanto você deve se guiar pelo seguinte exemplo:

publicidade excel

 

Seja o caso em que sua planilha possui três colunas (A, B e C) e é exibida em um total de onze linhas que contêm os dados na forma de números.

As etapas demonstradas aqui serão multiplicar os valores na coluna B por aqueles que são refletidos na coluna C, de modo que o resultado apareça na coluna D.

Comece selecionando o intervalo de células de D2 a D11 e continue digitando ” = B2: B11 * C2: C11 ” na barra de fórmulas sem pressionarEnter “.

Assim que tiver concluído esta etapa, pressione a combinação de teclas que foi discutida acima (” Ctrl + Shift + Enter “) para que o Excel se encarregue de fornecer o resultado.

O Excel possui um método característico de evidenciar o uso de uma fórmula matricial, circundando o que você escreveu na barra entre colchetes no momento em que a coluna D é preenchida com os resultados solicitados.

Para trabalhar no Excel de forma rápida e fácil, recomendamos que você use a função macro , que permitirá definir uma ação e salvá-la para poder utilizá-la em outro momento. Você também pode usar FormatConditions para adicionar formatação condicional.