Como criar um stick USB inicializável com Rufus – Passo a passo

Como criar um stick USB inicializável com Rufus – Passo a passo

dezembro 16, 2022 0 Por Como Posso?
inicialização do rufus windows

Para esta tarefa, usaremos a ferramenta Rufus. Que é considerado um dos melhores programas para este fim , é também a vários idiomas e completamente livre para todos os usuários do mundo. Ele se tornou uma excelente ferramenta padrão para muitos usuários que procuram um aplicativo para criar unidades USB inicializáveis.

Rufus Black Pendrive

Quais são as ferramentas de que você precisa

  • Para começar, você precisa ter o software Rufus instalado em seu dispositivo móvel . Você pode encontrar um site de download dessa ferramenta fazendo uma pequena pesquisa na web.
  • Este tutorial irá ensiná-lo a usá-lo para usá-lo com um USB de 8GB de capacidade que é o mais recomendado para esta tarefa.
  • Uma imagem ISO do sistema operacional que desejamos instalar. Em nosso exemplo, uma imagem ISO da atualização do Windows 10 de novembro será usada .

Processo de criação de USB inicializável

Neste tutorial, nos basearemos na instalação de um Windows 10 PRO Build 1511 (64 bits) USB em um computador que possui uma configuração de BIOS e que, por sua vez, possui o modo de inicialização habilitado precisamente para o suporte UEFI e Legacy, e da mesma forma, a inicialização segura está desativada.

Da mesma forma, é importante dizer que a instalação que iremos realizar será do “tipo partição” MBR, não GPT. No entanto, essas opções são variáveis, desde que o gosto do usuário decida. Para começar, você deve ter o drive USB conectado ao seu PC com antecedência, para que a ferramenta Rufus possa detectá-lo.

Assim que estiver pronto, procederemos à execução do arquivo EXE da aplicação Rufus, se possível, recomenda-se que seja feito desde a ação do administrador e assim que estiver pronto, podemos ver que se abre uma janela inicial.

Saiba +  O que é a placa-mãe e para que serve?

unidade usb rufus

Uma vez chegado a este ponto, devemos estabelecer diferentes opções, que de uma forma ou de outra definirão o processo que se realizará. Você deve escolher entre as seguintes configurações:

  • Dispositivo: Escolha a unidade USB correta para usar
  • Tipo de partição e sistema de destino: devido à configuração no BIOS , que expusemos em nosso exemplo, devemos escolher a opção: tipo de partição MBR para BIOS ou UEFI.
  • Sistema de arquivos: NTFS
  • Tamanho do cluster: deixe a opção padrão.
  • Novo rótulo: deixe como está, ao escolher a ISO este campo será preenchido automaticamente.

Depois de concluir todas as etapas anteriores, devemos clicar no botão “Iniciar” para que o processo seja iniciado. Podemos ver que aqui aparecerá um pequeno aviso, que indicará que todos os dados que estiverem dentro do USB serão apagados permanentemente para iniciar este processo.

É importante que, neste ponto, esperemos que o processo de exclusão e cópia desses arquivos culmina. Dependendo do PC e da velocidade que possui na escrita, o processo pode demorar entre 15 a 25 minutos.