Como criar um Sitemap do zero para o meu site?
outubro 4, 2022Portanto, ao usá-los como molde e figura que servirão de exemplo para criar um do zero, muitas vezes são cometidos erros que fazem com que não funcione corretamente .
Mapa do site O que é e para que serve?
Antes de criar um Sitemap, você deve saber o que é e como funciona. Este é um arquivo no formato .xml que é armazenado no URL.
Ao mesmo tempo, é possível converter um arquivo XML em um documento de texto Word, Excel ou TXT , e até importar arquivos XML para uma planilha no OpenOffice para lê-lo corretamente ou dar-lhe outro uso.
Este URL é normalmente frequentado por bots de motores de busca na web, sendo o Google o que mais o mostra (porque é um dos navegadores mais rápidos ) e, adicionalmente, alguma outra pessoa que seja fã de programação.
Esse arquivo deve ter uma linguagem própria , ou seja, uma sintaxe geralmente bem estabelecida para que funcione corretamente.
Resumindo, o Sitemap é apenas isso, uma extensão da página da web que está incorporada em outro formato de caractere especial ( .xml ). Para ser claro, para as pessoas não é muito útil (a menos que você queira encontrar erros neles e não repeti-los em outros Sitemaps).
Mas para os motores de busca são importantes , aliás, é uma das coisas que mais interessa e na qual realmente prestam atenção.
As mudanças que ocorreram na estrutura da página ou site são refletidas . Seja um blog, uma loja virtual, um portal, entre outros.
Eles aparecerão inversamente na codificação da página. Se você tentou criar um Sitemap olhando para outro, a pessoa poderá ver que a última alteração feita no site aparecerá primeiro.
Crie um Sitemap do zero
Existem vários formatos que permitem a inclusão de conteúdo no site, mas, para quem está começando, um Sitemap pode ser feito em uma linguagem simples .
Desta forma, o procedimento torna-se um pouco menos complicado, e posteriormente será possível aprender a modificá-lo para se adequar ao usuário.
Assim, a tarefa de criar um Sitemap pode ser bastante facilitada, se forem utilizadas as ferramentas corretas, de fato, pode-se inclusive gerar um automaticamente. ” Google XML Sitemaps ” é uma extensão que permite aos usuários fazer um modelo do zero.
Este ” Plugin ” pode ser muito útil se você tiver o ” WordPress “. Pode ser obtido na ” Google Web Store “, e ao instalá-lo será possível gerar imediatamente um ” Mapa do Site ” que pode ser enviado diretamente.
Desta forma, as alterações ou atualizações feitas pelo proprietário do site serão reconhecidas, mantendo os dados de indexação atualizados. Por outro lado, caso não seja possível adquiri-lo, existem outras formas de criar um Sitemap, e uma delas é utilizando o ” Sitemap XML “, que funciona da mesma forma.
Este gerador de mapas pode criar um de forma rápida e segura, sem eventualidades ou erros na estrutura. Vai funcionar muito bem.
A única coisa que precisa ser feita é colocar o domínio da página da web , e ele fará o resto do trabalho acompanhando e gerando o Sitemap do mesmo.
Enviar para o Google
Agora, uma vez criado o mapa da web, ele deve ser enviado por meio de outra ferramenta chamada “ Google Webmaster Tools ” que se encarregará de fazê-lo.
Nele você deve inserir o domínio da página na seção ” Adicionar propriedade ” e então solicitará que a URL seja verificada.
Depois de criado, deve ser enviado na seção ” Rastreamento / Sitemap / adicionar ou testar sitemap ” que se encontra no painel de controle da ferramenta.
Na barra abaixo você deve colar ou inserir o link gerado ou o plugin ou a ferramenta XML utilizada, é dado em ” Enviar ” e pronto.