Como criar um ponto de acesso WiFi no Windows 10 para compartilhar a Internet

Como criar um ponto de acesso WiFi no Windows 10 para compartilhar a Internet

dezembro 6, 2022 0 Por Como Posso?
Logotipo branco do Windows10 com fundo preto gradiente azul

Nestes casos, é aconselhável usar um repetidor ou um ponto de acesso com cobertura insuficiente. No entanto, se você tiver um computador conectado por cabo, é possível criar um ponto de acesso Wi-Fi com o qual você pode compartilhar a Internet do mesmo computador.

Há várias maneiras de fazer isso. O mais simples é fazer isso diretamente da rede wi-fi. Isso é feito pressionando o ícone de conexões e, em seguida, pressionando a opção Área coberta móvel.

E se o que você deseja é configurá-lo, com o botão direito você pode clicar em ir para Configuração. Lá você pode escolher o nome da rede e a senha. Você também pode escolher se deseja se conectar via Wi-Fi ou Bluetooth.

A partir daí, a opção para outros dispositivos se conectarem diretamente do seu computador estará disponível. Rápido e fácil.

Como criar um ponto de acesso a partir de uma placa Wi-Fi e uma placa de rede?

Menu Iniciar do Windows 10

A primeira coisa que você deve ter é um computador com Windows 10 conectado à Internet por meio de um cabo Ethernet. Além disso, um cartão Wi-Fi também é necessário para criar o ponto de acesso. Em seguida, você precisa baixar e instalar o driver de rede WIFI.

Para que seja possível compartilhar a conexão do computador via Wi-Fi, deve ser criada uma bridge entre a internet, a Ethernet e as duas placas.

Isso é feito entrando nas configurações de rede e internet abertas , para isso você deve clicar com o botão direito do mouse no ícone de conexões. Em seguida, escolhemos a opção Ethernet. Em seguida, alterando as opções do adaptador.

Uma vez lá, você deve pressionar a opção Ethernet e o cartão Wi-Fi chamado Wi-Fi 2 ou Wi-Fi 3. Clique com o botão direito sobre eles e selecione a opção Conexões em ponte.

O Windows iniciará o processo de configuração e aparecerá uma nova conexão chamada Ethernet 3. Em seguida, só resta criar e configurar o ponto de acesso ad-hoc.

Saiba +  Como limpar e desativar o armazenamento reservado para o sistema Windows 10

O que é o ponto de acesso ad-hoc e como criá-lo?

acesso ad hoc

A rede ad-hoc permite que os dispositivos em uma rede compartilhem informações entre si e também tenham acesso à Internet. Quando você tem esse tipo de rede, o ponto central é eliminado e os computadores se comunicam diretamente.

Com isso em mente, para criar um ponto de acesso ad-hoc, você precisa usar a janela do MS-DOS. Antes, você precisa conhecer as interfaces das redes Wi-Fi conectadas ao seu computador. Portanto, você deve entrar na janela CMD.

A janela CMD ou prompt de comando permite executar códigos, é uma linha de comando muito útil e obter configurações essenciais do computador. Para executá-lo basta pressionar a tecla Windows + R, digitar cmd e pressionar enter.

Quando já tiver sido executado, escrevemos netsh wlan show drivers e veremos as diferentes placas disponíveis no computador. A opção Rede hospedada com suporte deve ser definida como sim para ser executada.

Em seguida, na mesma janela do MS-DOS (CMD) , escrevemos netsh wlan definir modo de rede hospedada = permitir ssid = (nome da rede) chave = (senha). Depois disso, sua rede estará configurada.

Resta apenas habilitá-lo. Fazemos isso digitando netsh wlan start hostingnetwork e voila. Podemos começar a usar nosso ponto de acesso. E se quiser interromper sua operação em algum momento, basta digitar netsh wlan stop hostingnetwork. Se você ainda não tem o Windows ativado e deseja saber como ativar o Windows 10 permanentemente sem programas, pode ler este artigo.