Como criar o efeito de vidro em objetos com Corel DRAW – passo a passo
outubro 28, 2022Um dos programas que atualmente conta com esse método para projetar, editar e criar gráficos é o Corel DRAW, que podemos baixar e instalar facilmente. Desde o seu lançamento em 1989 tem evoluído ao longo dos anos, tornando-se um dos líderes na edição de documentários.
É um programa com o qual podemos realizar várias tarefas, desde a criação de documentos simples até o design de páginas da web completas, ele nos permite colocar efeitos personalizados no texto e no fundo , corrigir a aparência borrada de uma fotografia, colocar e aplicar diferentes efeitos de sombra e silhueta para um texto . Tudo isso por meio de ferramentas projetadas especificamente para cada tarefa.
Corel DRAW usa fórmulas matemáticas em seu sistema para obter resultados precisos em suas criações. Por outro lado, podemos realizar todos os tipos de efeitos, um deles é criar o efeito de vidro .
Este efeito consiste basicamente em dar aos objetos um efeito cristalino, para isso devemos utilizar as ferramentas de maneira adequada. Neste artigo, aprenderemos como aplicar esse efeito de vidro a objetos.
Etapas para criar o efeito de vidro em uma esfera
A primeira coisa que devemos fazer é abrir o aplicativo Corel, agora devemos criar os objetos aos quais aplicaremos este efeito. Também podemos criar o efeito de vidro em objetos que já criamos anteriormente.
Dependendo do objeto ao qual queremos aplicar o efeito de vidro, o método varia, por exemplo, se queremos criar uma esfera. Primeiro devemos desenhar dois círculos, um do tamanho que essa esfera terá e outro menor que ficará localizado dentro dela.
O próximo passo é selecionar a ferramenta “Misturar” localizada na barra esquerda da tela. Selecionamos o menor círculo e segurando o botão direito, arrastamos para a esfera.
Na barra superior podemos mudar a cor ao nosso gosto, agora devemos criar uma elipse que ficará localizada na outra extremidade do nosso círculo. Uma vez localizada, selecionamos a ferramenta de transparência, localizada à esquerda da tela.
Nas opções acima marcamos a opção “Transparência com gradiente” , aí podemos configurar o gradiente que queremos, movendo o indicador que aparece. Finalmente, temos que selecionar tudo e pressionar Ctrl + C para agrupar.
Etapas para criar o efeito de vidro em outros objetos
Dependendo do objeto com o qual estamos trabalhando, o método que será utilizado muda, por exemplo, se queremos aplicar o efeito de vidro em um objeto com linhas retas . A prática recomendada é aplicar um preenchimento gradiente a esse objeto.
Para isso, selecionamos a ferramenta «Preenchimento interativo» localizada à esquerda da tela. No topo marcamos a opção “Gradiente” , dependendo da cor com a qual estamos trabalhando, aplicamos o gradiente ao nosso objeto.
Para que o efeito de vidro seja visto, devemos trabalhar com pelo menos duas formas . Um é a forma do nosso objeto e o outro é menor do que estará localizado em um lado da nossa imagem. O desenho da segunda forma dependerá do objeto com o qual estamos trabalhando.
Tendo isso claro e já criado a segunda forma, colocamos em um dos lados do nosso objeto. Uma transparência será aplicada a isso com a ferramenta “Transparência” localizada à esquerda da tela.
Em seguida, marcamos a opção «Degradado» no topo; É sempre recomendável trabalhar com preenchimento branco para deixar o efeito muito melhor. Em seguida, configuramos o gradiente até atingirmos o efeito de vidro que procuramos.
Uma vez terminado, o último passo é agrupar todos os nossos objetos . Para fazer isso, selecionamos tudo e pressionamos Ctrl + C para criar um único objeto.