Como criar e salvar um padrão personalizado usando CorelDRAW
novembro 13, 2021Como mencionado anteriormente, uma das funções que mais caracteriza o CorelDRAW (e que também o posiciona como um dos melhores programas de design para conteúdo digital), é a possibilidade de customizar grande parte de suas ferramentas , dependendo da necessidade e preferência de seus usuários.
Nesse sentido, você não só pode usar os padrões que o CorelDRAW pode oferecer, mas também pode criar as figuras e formas que julgar necessárias para desenvolver um mosaico.
Como criar um padrão personalizado
Para prosseguir com a criação de um ladrilho ou padrão personalizado por meio das ferramentas oferecidas pelo CorelDRAW, basta seguir uma série de instruções que serão mostradas a seguir:
- Desenhe na folha a figura principal para o desenho de seu padrão.
- Use a caixa “Propriedades da forma” para definir medidas iguais. Por exemplo: 10 cm de comprimento e 10 cm de largura.
- Alinhe a figura, de modo que fique na posição ideal em relação à folha. Para isso, acesse a aba de objetos , vá até a seção “Alinhar e distribuir” e clique na opção de mesmo nome.
- Uma barra de ferramentas aparecerá ao lado da tela, por meio da qual você pode realizar o alinhamento horizontal e vertical para garantir que esteja perfeitamente centralizado na folha.
Defina o seu layout
Esta figura formará o fundo do seu padrão, então você deve atribuir um fundo a ela e começar a desenhar o resto das figuras que farão parte dela. Para fazer isso, você deve:
- Defina a cor de fundo do seu padrão, usando a paleta de cores do CorelDRAW ou alguma outra paleta criada anteriormente.
- Use os cantos (no caso de usar, por exemplo, um quadrado) da figura que serve de fundo do padrão para colocar o resto das figuras. As diretrizes serão muito úteis para isso.
- Você pode clicar na régua horizontal que aparece na tela e arrastá-la para a folha e adicionar as linhas restantes ao redor da figura.
- Desenhe a forma que formará o padrão. É importante que, usando a ferramenta de propriedades da forma, você defina medidas iguais e menores do que a forma que serve de plano de fundo. Ou seja: se você usou uma figura com medidas de 10 × 10 antes, pode atribuir à nova figura, medidas de 5 × 5.
- Duplique a forma e coloque-a em cada canto da caixa .
Salve o padrão criado
Depois de terminar de desenhar e alinhar as figuras que formarão o padrão, você pode adicionar os efeitos que deseja a ele. Resta criar e salvar o padrão. Para fazer isso, siga as etapas abaixo:
- Vá para a guia “Ferramentas” na faixa de opções. Vá para a seção “Criar” e clique em “Preenchimento de padrão”.
- Selecione o tipo de padrão de sua preferência.
- Recomenda-se selecionar apenas a área central do projeto. Portanto, também a importância das regras de orientação no processo de design.
- Clique no botão “OK” e uma nova janela aparecerá na qual você pode atribuir nome, rótulos e categoria .
Usando o padrão personalizado
Desta forma, retirando o desenho da caixa (coloque na mesma folha ou em uma nova), o padrão que você acabou de criar. Como? Da seguinte forma:
- Desenhe uma nova forma .
- Vá para a opção “Preenchimento interativo”.
- Clique no botão “Vector Pattern”.
- Selecione a categoria « Pessoal «.
- Selecione o padrão criado.
- Ajuste seu tamanho com base em suas preferências de design.