Como conectar um dispositivo pendrive USB 2.0 a uma porta USB 3.0?
novembro 24, 2021Como uma breve introdução, é importante esclarecer o conceito de USB ( Universal Serial Bus ). Este é o nome dado a uma interface que é ativada quando um dispositivo é conectado.
O computador pode funcionar sem maiores problemas com o dispositivo conectado , por isso não precisa da instalação de drivers para ele. Esse caso pode ser evidenciado em dispositivos como teclados, mouses, pen drives e memórias.
USB 2.0
Como tudo relacionado ao mundo dos computadores, cada um dos componentes que fazem parte de um computador pode evoluir de forma mais do que favorável. Nesse sentido, a tecnologia USB 2.0 oferece uma velocidade de transferência de dados de pelo menos 60 MB por segundo.
- Esta tecnologia Universal Serial Bus está presente na grande maioria dos computadores hoje.
- Permite a conexão perfeita de dispositivos como memórias, câmeras, impressoras, telefones celulares, entre outros.
- No entanto, o conteúdo multimídia não ficou imune à constante evolução, e a alta qualidade desses arquivos tem sido um obstáculo neste tipo de tecnologia.
Super USB 3.0
Dada a alta definição de conteúdo multimídia , decidiu-se evoluir a capacidade das portas USB. Nesse sentido, se as portas USB 2.0 eram chamadas de Hi-Speed USB, a 3.0 passou a ser apresentada como Super-Speed USB.
Eles estão certos? Tudo! Embora sejam esteticamente idênticos, a velocidade de transferência é muito maior do que a versão 2.0 , transferindo arquivos de alta definição a uma taxa vertiginosa de 4,8 GB por segundo.
- Uma desvantagem dessa versão das portas é que ela não está disponível para muitos computadores.
- Quanto maior a velocidade, maior o consumo. A porta USB 3.0 consome aproximadamente 900 mA, ou seja, 400 mA a mais que a versão 2.0 (500 mA)
Uso invertido
Você pode usar um dispositivo de tecnologia USB 2.0 em uma porta USB 3.0 e vice-versa? Certamente você já fez isso antes e nem percebeu. Em ambos os casos, é possível usar dispositivos USB em qualquer porta , independentemente da tecnologia que usa.
Imposição de limites
Embora seja verdade que haja compatibilidade com versões anteriores entre dispositivos e portas, isso não significa que eles possam trabalhar com a velocidade que os caracteriza. Nesse sentido:
- Ao conectar um dispositivo USB 2.0 a uma porta que utiliza a tecnologia 3.0, você não conseguirá aproveitar a velocidade que caracteriza a porta, ficando na velocidade padrão de 60 MB por segundo.
- O mesmo acontece ao contrário. Ao conectar um dispositivo USB 3.0 a uma porta de tecnologia 3.0, os recursos de velocidade de transferência de arquivos do dispositivo serão significativamente reduzidos.
Casos de incompatibilidade
Conforme observado acima, a tecnologia de porta USB 2.0 é encontrada na grande maioria dos computadores em todo o mundo.
- Muitos desses computadores ainda possuem sistemas operacionais Windows antigos , como a versão XP, só poderia ser possível usar dispositivos USB 2.0.
- Para versões posteriores ao Windows XP, há uma maior capacidade de resposta em termos de conexão de dispositivos e portas de diferentes versões.
- Alguns usuários relataram problemas ao testar a compatibilidade com versões anteriores de dispositivos e portas no Windows 8, criando a necessidade de baixar e instalar programas que poderiam resolver esses problemas.
- Uma das versões mais estáveis do Windows em termos de compatibilidade com versões anteriores de dispositivos e portas de diferentes tecnologias é o Windows 10 , mas é claro, você deve sempre manter a limitação de velocidade em mente.