Como adaptar seu celular Android se você tiver problemas de visão

Como adaptar seu celular Android se você tiver problemas de visão

março 10, 2023 0 Por Como Posso?
Adapte o celular para problemas de visão

Nos últimos anos, as empresas tornaram-se mais preocupadas com pessoas com dificuldades, como problemas de visão. É por isso que podemos encontrar com relativa facilidade aplicativos, funções e opções em vários dispositivos inteligentes, projetados para pessoas com essas condições.

Uma boa ideia é preparar os aplicativos para que você possa utilizá-los caso tenha problemas de visão, um exemplo claro é alterar o tamanho da fonte no navegador Chrome , por entender que se trata de um dos aplicativos mais importantes.

Da mesma forma, em dispositivos Android, você encontrará uma infinidade de opções projetadas para pessoas com dificuldades visuais e outras. Por favor, leia as informações a seguir com atenção caso você tenha problemas de visão, pois este guia pode ser muito útil.

Alterar o tamanho da fonte no Android

Uma das configurações mais úteis para quem tem dificuldades visuais , encontramos nas opções de configuração da tela. Referimo-nos ao tamanho ou tipo de fonte, para alterar o tamanho da fonte na tela siga estes passos.

  1. O primeiro passo é ir às opções de configuração, que você acessará clicando no botão Configurações.
  2. Uma vez aqui, localize a aba Tela, aqui você deve clicar na opção Tamanho e estilo de fonte .
  3. Como você notará, aparecerá um pequeno botão que você pode deslizar para alterar o tamanho da fonte, configure-o ao seu gosto.
  4. Da mesma forma, você pode ativar a Fonte Negrito , que fará com que o tamanho do texto que aparece na tela se destaque ainda mais.

Você deve ter em mente que o processo acima, embora seja o mais comum para a maioria dos dispositivos Android, varia de acordo com a marca. Por exemplo, é um pouco diferente alterar o tamanho da fonte no Samsung Galaxy , mas felizmente também é feito com muita facilidade.

Adapte o Android para problemas de visão

Outra opção que você deve considerar se tiver problemas visuais ou outros é ativar e configurar o assistente do Google em espanhol , pois ele permitirá que você execute uma infinidade de funções em seu celular usando apenas a voz. Por sua vez, temos as chamadas opções de acessibilidade , concebidas especificamente para pessoas com dificuldades.

Saiba +  Como reiniciar ou restaurar as configurações de fábrica do Android

Acessibilidade

Todos os dispositivos Android incluem recursos de acessibilidade projetados para pessoas com deficiência auditiva, motora e visual. Para acessar as configurações para pessoas com deficiência visual, siga estas etapas.

  1. Acesse as opções de configuração do seu sistema, clicando em Configurações.
  2. Agora clique na opção Acessibilidade. As opções relacionadas à visão podem ser encontradas em aprimoramentos de visibilidade , embora o leitor de tela também possa ser especialmente útil para pessoas com deficiência visual.
  3. Na seção Acessibilidade , você encontrará algumas funções úteis, como as seguintes.

Correção de cor

As opções de correção de cores destinam-se a quem tem dificuldades visuais em relação às cores , como daltonismo. Nos últimos anos, várias opções relacionadas a essa condição foram incluídas, para que você possa encontrar aquela que se adapta às suas necessidades.

Texto de alto contraste

O texto em alto contraste fará com que todas as palavras refletidas na tela do seu dispositivo sejam contrastadas, o que significa que serão mais fáceis de ver para quem tem dificuldades visuais.

Menina segurando óculos

Leitor de tela

Nas opções do leitor de tela você encontrará o assistente de voz, um poderoso sistema pensado para quem tem dificuldades visuais. Através deste sistema Android, ele vai comentar tudo o que está acontecendo na tela e vai dizer em voz alta o conteúdo dos menus e onde você pressiona com o dedo.

Isto é especialmente útil para quem tem dificuldades visuais consideráveis , desta forma o sistema auditivo fará comentários sobre aspectos relacionados ao uso do aparelho.

Deve-se observar que também temos uma opção semelhante no Windows. Na verdade, é possível abrir aplicativos usando a voz com a Cortana no Windows 10 e muitas outras funções que recomendamos que você leve em consideração se tiver problemas visuais ou outros.