Para que servem as antenas do Roteador WiFi e como colocá-las corretamente?

Para que servem as antenas do Roteador WiFi e como colocá-las corretamente?

fevereiro 6, 2022 0 Por Como Posso?

As antenas que os roteadores possuem são elementos passivos projetados para redirecionar ou orientar o sinal que o dispositivo emite. É útil porque você pode aumentar o alcance do sinal do Roteador e também melhorar a qualidade dos dispositivos que estão próximos.

Portanto, como você já sabe qual é o papel das antenas do roteador, agora você deve saber a maneira correta de colocá-las para melhorar o sinal. Vamos primeiro ver para que servem as antenas do Roteador Wi-Fi e depois veremos como usá-las corretamente.

Como colocar o roteador e as antenas corretamente?

As ondas de rádio que fornecem o sinal Wi-Fi viajam pelas antenas do roteador, gerando um campo eletromagnético em forma de rosca. Portanto, a forma de orientação das antenas vai depender da localização do dispositivo e da distância que ele deve percorrer.

A área onde você coloca o Roteador também influencia muito, você não precisa ajustar muito alto ou muito baixo para ter sempre uma boa intensidade . Você também precisa saber onde localizar seu dispositivo na casa para garantir que o sinal seja bom.

Onde devo localizar meu roteador?

Se você mora em uma casa térrea, é melhor colocar o roteador em uma área livre onde não haja paredes. Desta forma, as ondas eletromagnéticas custarão menos para chegar ao seu dispositivo, por exemplo, você pode colocá-lo em uma parte central do seu quarto.

Também pode ajudar colocá-lo na altura da cintura aproveitando a forma que o sinal adquire para que possa chegar a mais lugares. Agora, se você mora em uma casa de 2 andares, localize o Roteador em uma área elevada no primeiro andar. Para que o sinal possa cobrir os dois andares da melhor maneira possível e com isso você tenha uma melhor conexão à Internet.

Saiba +  Como fazer um repetidor ou amplificador de sinal Wifi caseiro?

Como devo colocar as antenas do meu roteador?

Agora se, como devo colocar as antenas do Roteador para que o sinal tenha uma melhor distribuição e você possa ter uma melhor qualidade de conexão?

Um ex-engenheiro da Apple certa vez aconselhou como posicionar antenas Wi-Fi para melhor cobertura de sinal. Uma das dicas que ele deu foi que as antenas deveriam ser posicionadas uma na horizontal e a outra na vertical.

Por que esta posição? O engenheiro explica que ao colocar as antenas desta forma a polarização do sinal é maximizada. Isso acontece porque os eixos horizontal e vertical da sua casa serão cobertos pelas zonas polares do sinal.

Isso significa que as antenas dos dispositivos orientados verticalmente se conectarão mais facilmente da antena horizontal. E os dispositivos que têm sua antena de recepção Wifi orientada horizontalmente serão mais capazes de se conectar a partir da antena vertical.

Se você seguir essas dicas de seguro, poderá notar uma melhoria na qualidade e na cobertura de sua conexão com a Internet. Mas se mesmo seguindo esses passos você não alcançar os resultados desejados, você pode passar por este artigo onde mostramos como acelerar sua conexão com a Internet.