O que são servidores NAS domésticos e para que servem?

O que são servidores NAS domésticos e para que servem?

dezembro 6, 2021 0 Por Como Posso?

Para cumprir sua função de servidor, o computador deve estar constantemente ligado e conectado diretamente ao roteador . para garantir que está disponível. A vantagem de implementar um servidor NAS doméstico é que ele estará disponível para armazenar informações em casa e fora da Internet.

Para que servem os servidores NAS?

Ao ter um servidor NAS conectado em casa, você poderá salvaguardar as informações de todos os dispositivos que têm acesso a ele. Não importa se você está conectado à sua rede doméstica ou pela Internet, você terá acesso a todos os arquivos armazenados.

Se você criar várias contas de usuário, cada usuário poderá usar o servidor como um serviço de nuvem . Cada pessoa pode receber uma quantidade de espaço para salvar seus arquivos e fazer cópias de segurança.

Casas inteligentes também podem se beneficiar com a implementação de um NAS doméstico. Uma vez que podem receber dados de sensores colocados em aparelhos elétricos e plugues inteligentes.

Qualquer computador pode ser usado para realizar essas tarefas. Mas ter um computador dedicado conectado 24 horas por dia garante que as atividades sejam realizadas de forma eficaz . Sem falar na tranquilidade que pode gerar saber que seus dados estão seguros em mais de um local físico.

Como funcionam os servidores NAS?

O que caracteriza os servidores NAS é sua capacidade de armazenamento. Devem ter um ou mais discos instalados, bem como um disco rígido removível para proteger as informações de possíveis perdas.

Deve ser configurado com um sistema operacional como o FreeNAS que é baseado em Software Livre. Este é um dos mais utilizados porque é muito fácil de instalar e porque a sua interface gráfica é bastante intuitiva.

Por fim, o computador destinado a ser o servidor deve estar sempre ligado e conectado à rede doméstica . Ele deve ser conectado diretamente ao roteador para garantir sua conectividade.

Saiba +  Pasta Térmica: O que é e para que serve?

Usos de um servidor NAS

Compartilhe arquivos pela rede

Ao salvar todos os dados em um único computador, podemos acessá-lo de qualquer dispositivo. Evite ter arquivos duplicados no telefone e no PC, ocupando espaço. Você pode configurá-lo pelos usuários para que cada pessoa tenha acesso aos seus arquivos individualmente e até classificá-lo para separar os tipos de arquivos.

Backups de arquivos

Faça backup das informações dos diferentes dispositivos, ao configurar o NAS você terá a garantia de que seus arquivos estão protegidos automaticamente e se por alguma eventualidade o seu PC falhar você poderá recuperar todas as informações.

Centro de entretenimento

Gerencie todos os seus filmes , vídeos e imagens em um só lugar. Reproduza vídeos caseiros em qualquer dispositivo e até mesmo em uma smart TV. É uma excelente opção para salvar e acessar seus filmes a qualquer momento.

Armazenamento na núvem

Existem empresas dedicadas a proteger seus dados, como Dropbox e Google . Mas você pode gerar seu próprio serviço de armazenamento e de forma privada . Salve seus arquivos no servidor NAS e acesse-os pela Internet de qualquer lugar do mundo.

Centro de download

Baixe os arquivos de instalação de um local , especialmente aqueles arquivos grandes que levam horas para baixar. Em seguida, você pode acessar o arquivo de download de qualquer dispositivo, economizando tempo e espaço de armazenamento.